Topo

Esse conteúdo é antigo

Primeira vacinada em PE se diz cansada do negacionismo na pandemia

Perpétua dos Santos trabalha há 25 anos na UTI adulta de infectologia do Hospital Oswaldo Cruz - Rodolfo Loepert/PCR
Perpétua dos Santos trabalha há 25 anos na UTI adulta de infectologia do Hospital Oswaldo Cruz Imagem: Rodolfo Loepert/PCR

Diogo Cavalcante

Colaboração para o UOL, no Recife

19/01/2021 04h00

"Coração agora está tranquilo e aliviado. A esperança nunca morre, né? Dias melhores virão, com certeza". Esse foi o sentimento da técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, ao receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Recife. Ela foi a primeira pessoa a receber o imunizante em Pernambuco, na noite dessa segunda-feira (18).

Trabalhando há 30 anos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife, Perpétua aguarda a aposentadoria para poder tocar um outro sonho pessoal: concluir o curso de direito, mas se diz cansada de ver ainda negacionismo em torno da pandemia.

"Parece que as pessoas não aceitam a realidade. É questão de informação. Nós [profissionais de saúde] ficamos com sentimento de decepção. E cansados de tanto divulgar para as pessoas tomarem precauções", contou em entrevista ao UOL, enquanto se preparava para iniciar mais uma jornada de trabalho no HUOC. "Agora existe a necessidade de aceitarem a vacina, para dar um pouco de esperança para a gente. Para ver se conseguimos voltar a ter uma vida normal", acrescentou.

Perpétua entrou para a equipe do Oswaldo Cruz em 1º de agosto de 1990. Desde então, são 25 anos dedicados exclusivamente ao trabalho na UTI adulta de infectologia. Ela ainda se lembra da chegada dos primeiros casos ao hospital, que foi um dos primeiros locais de referência no tratamento da covid em Pernambuco: "A gente ficava em desespero para que tudo desse certo. A angústia era muito grande".

Casada e mãe de duas filhas, já adultas, a técnica de enfermagem perdeu amigos para o coronavírus. E assegurou: a família vai se vacinar assim como ela. "Vão sim, com certeza, quando chegar a hora", garantiu.

Convite inesperado

Perpétua estava em sua casa, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, quando recebeu uma ligação na manhã de segunda. Era o chefe da UTI do HUOC, José Andrade. "Eu estava de folga, na minha rotina diária, descansando, quando recebi o convite para ser vacinada. Fiquei feliz e aceitei", relatou.

As 270 mil doses da vacina chegaram ao Recife às 19h30, no Aeroporto Internacional dos Guararapes. De lá, foram encaminhadas para um imóvel da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), de onde será feita a distribuição para o resto do estado a partir desta terça-feira (19).

No momento da aplicação, Perpétua foi avisada. Foi montada uma cerimônia simbólica para a primeira vacinação, ocorrida por volta das 22h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), vizinha ao HUOC. O ato contou com a presença do governador do estado, Paulo Câmara (PSB), e do secretário estadual de Saúde, André Longo.

Na sequência, outros profissionais de plantão no Oswaldo Cruz foram imunizados, como a enfermeira de saúde indígena Penha Atikum, da etnia Atikum, o médico da UTI pediátrica José Carneiro Leão Filho, a auxiliar de farmácia Wanessa Correia, o técnico de laboratório Marcos Alexandre Correia, a enfermeira de UTI Joyce Mendes, o nutricionista Rodrigo Silveira e a fisioterapeuta Thatiana Vasconcelos.

Agora, Perpétua espera dias melhores. Quanto ao futuro, ela diz esperar iniciar o curso em direito tão logo se aposente da carreira de técnica de enfermagem. "Comecei o curso, mas dei uma pausa quando minha mãe faleceu e não consegui ainda me restabelecer psicologicamente. Mas é meu sonho. Um sonho que eu pretendo realizar", concluiu.