Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio: 6 idosos recusam a CoronaVac; Prefeitura trabalhará conscientização

CoronaVac é a única vacina já aplicada no Brasil contra covid-19 Imagem: ADRIANA TOFFETTI/ESTADÃO CONTEÚDO

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

20/01/2021 09h42

A Prefeitura do Rio pretende iniciar um trabalho de conscientização de idosos que se recusam a receber a aplicação de doses da vacina CoronaVac. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, seis idosos que se encontram em unidades de longa permanência não aceitaram o imunizante.

"Já foram aproximadamente 1.500 vacinados desde a última segunda-feira (18). O número ainda é considerado pequeno, já que foram apenas seis idosos que não aceitaram a vacina, que é segura. A maioria das pessoas aceitou, muitos se mostraram emocionados. Pretendemos conversar com esses idosos [que não foram imunizados] e explicar que quem não se vacina acaba colocando em risco a coletividade", afirmou.

A campanha municipal prevê aplicação de vacinas em dez instituições de longa permanência para idosos em todas as regiões da cidade.

De acordo com Soranz, que participou de evento de vacinação dos profissionais do Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul do Rio, a imunização vai permitir o retorno de cerca de 800 profissionais à rede municipal, que se encontravam afastados por causa da idade.

O secretário estima que os profissionais da saúde imunizados voltem a trabalhar 28 dias após receberem a segunda dose da vacina.

O estado do Rio vai vacinar 232.521 pessoas com o primeiro lote da CoronaVac —no total, o governo do estado recebeu 487.520 doses do imunizante que começaram a ser distribuídas ontem aos 92 municípios. Não há previsão para a chegada de uma segunda leva de doses.

Ao todo, 110.470 pessoas devem ser vacinadas na capital entre 19 e 23 de janeiro, segundo estima o plano municipal de vacinação.

Futuras fases da vacinação contra a covid contarão com pontos para vacinação no esquema 'drive-thru' —no qual não é necessário sair do carro para ser imunizado— em pontos turísticos, como o Aterro do Flamengo, na zona sul, o Sambódromo, na região central, e no Parque Madureira, na zona norte da capital fluminense.

Esses postos estão entre os 450 previstos pela prefeitura para atendimento à população em fases da campanha de vacinação ainda sem data para começar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rio: 6 idosos recusam a CoronaVac; Prefeitura trabalhará conscientização - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus