Topo

Esse conteúdo é antigo

SP regride e 6 regiões voltam à fase vermelha de restrição nesta 2ª-feira

Carolina Marins

Do UOL, em São Paulo

24/01/2021 22h43

Começam a valer nesta segunda-feira (25) as novas determinações do Plano São Paulo em razão do aumento dos casos de covid-19. Toda a Grande São Paulo, incluindo a capital, entra na fase laranja, a segunda mais restritiva. Outras seis regiões do estado passarão da fase laranja para a fase vermelha, a mais restritiva, em que só atividades essenciais podem funcionar.

Araraquara, São João da Boa Vista, Campinas, Grande São Paulo e Baixada Santista passam da fase amarela para a laranja, que prevê o fechamento de bares para atendimento presencial e o funcionamento de restaurantes apenas até as 20h, com capacidade reduzida.

Bauru, Franca, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté passam da fase laranja de restrições para a vermelha. Já Barretos vai direto da amarela para a vermelha, se unindo a Marília, que já estava na fase mais restritiva.

O governo também determinou que todo o estado de São Paulo ficará em fase vermelha todos os dias, das 20h às 6h, em todos os dias úteis a partir de amanhã.

A fase vermelha valerá também para todo o estado nos finais de semana e feriados, contando a partir do próximo final de semana, nos dias 30 e 31. A determinação vale inicialmente apenas por dois finais de semana, até 7 de fevereiro. Embora seja feriado amanhã na capital paulista, valerá a regra dos dias úteis.

Na fase vermelha, só é permitido o funcionamento de setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.

Já na fase laranja, funcionam academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, mas apenas por oito horas diárias. O atendimento presencial é limitado a 40% da capacidade, com encerramento às 20h.

Não será permitido o consumo local em bares durante todo o dia —é permitida contudo retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos. A venda de bebidas alcoólicas no comércio também é restrita até as 20h.

O estado de São Paulo registrou neste domingo (24) média de mortes por covid-19 de 222 óbitos nos últimos sete dias. Desde quinta (21), o estado se encontra em estabilidade após registrar aceleração por duas semanas consecutivas.

Um dos critérios para a regressão do Plano SP é a taxa de ocupação dos leitos de UTI covid que se encontra em 71,2%. A média diária de internações no estado está em 1.671, segundo a Secretaria de Saúde.

Feriado na capital: o que abre e o que fecha

Nesta segunda, é o aniversário de 467 anos da cidade de São Paulo e, por isso, alguns serviços não funcionarão. Veja o que abre e o que fecha:

Bancos

Os bancos estarão fechados e só reabrem na terça-feira (26).

Serviços públicos

Serviços públicos como Detran, Procon, Poupatempo, entre outros, não vão funcionar.

Saúde

As unidades AMA 12h atenderão das 7h às 19h.

Já as AMA/UBS Integradas funcionarão das 7h às 19h apenas com pronto atendimento na parte que corresponde à AMA.

As UVIS (Unidades de Vigilância em Saúde) fecharão nesta segunda, assim como as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, as AMA Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia.

Centro esportivos

Os centros esportivos e os CDCs (Clubes da Comunidade) estarão abertos.

Mercados e sacolões

Mercados e sacolões terão horário diferenciado de funcionamento. É possível conferir cada um no site da prefeitura.

Hospitais veterinários

Os hospitais veterinários das zonas norte, leste e sul não funcionam nesta segunda.

Parques municipais

Parques municipais e naturais administrados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura estarão abertos.

O Planetário do Parque do Carmo e a Universidade Aberta do Meio Ambiente, Cultura e Paz estarão fechados.

Rodízio

O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso inclusive para caminhões.

Transporte

A circulação dos ônibus terá frota operacional equivalente a um domingo.

O metrô vai operar em horário normal, entre 4h40 e meia-noite. A circulação dos trens em todas as linhas (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata) será equivalente ao domingo.