Topo

Cidades do Rio começam a aplicar vacina de Oxford; capital inicia na quarta

25.jan.2021 - Vacina da Oxford é aplicada em profissional da saúde em Duque de Caxias - Divulgação
25.jan.2021 - Vacina da Oxford é aplicada em profissional da saúde em Duque de Caxias Imagem: Divulgação

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio

25/01/2021 13h49

Após a chegada dos 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, cidades do Rio de Janeiro já deram início ao uso do imunizante contra a covid-19. Entre elas, estão Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Búzios, na Região dos Lagos. Na capital fluminense, que já aplicou 60 mil vacinas da CoronaVac, a previsão é de que a vacinação com o imunizante da Oxford/AstraZeneca comece na quarta-feira (27).

As 176.220 doses saíram hoje da CGA (Coordenação Geral de Armazenagem) da SES (Secretaria Estadual de Saúde), em Niterói, para os 92 municípios do estado. A ação contou com uma grande operação logística aérea e terrestre para distribuição. Até as 18h de ontem, 86 municípios registraram 92.982 pessoas vacinadas contra a covid-19 no estado.

Cerca de 4,8% das doses da vacina Oxford/AstraZeneca destinadas ao estado ficarão sob a guarda da Secretaria de Saúde, como reserva estratégica, guardadas na CGA, em caso de eventuais perdas de doses ou devidas correções na quantidade de vacinas.

Hoje pela manhã, por volta das 6h30, cinco aeronaves —uma da Secretaria de Polícia Civil, duas do Corpo de Bombeiros e duas do governo do Estado— transportaram os imunizantes para 88 cidades das regiões norte, noroeste, serrana, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Costa Verde, centro sul e metropolitana 1.

Em Duque de Caxias, a remessa da vacina de Oxford chegou hoje de manhã e, segundo a prefeitura, os profissionais da saúde que trabalham no Hospital do Olho Julio Cândido de Brito já começaram a ser vacinados. Neste novo lote, a cidade recebeu 7.090 doses.

A remessa também chegou à Região dos Lagos. Em Búzios, os profissionais de saúde já estão sendo convocados e os que estão em horário de trabalho estão sendo imunizados com a vacina Oxford/Astrazeneca. Foram destinadas 320 doses para a cidade.

25.jan.2021 - Doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegam a Paraty (RJ) - Divulgação  - Divulgação
25.jan.2021 - Doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegam a Paraty (RJ)
Imagem: Divulgação

De acordo com a Prefeitura de Niterói, a cidade recebeu 7.070 doses da vacina de Oxford que começarão a ser aplicadas nesta quarta-feira (27) no público-alvo —profissionais de saúde e idosos que moram em instituições de longa permanência, por exemplo. A Secretaria de Saúde do município informou que todo o quantitativo será usado como primeira dose.

Até o momento, sobre a imunização com a vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria do Instituto Butantan e a Sinovac, já foram aplicadas 4.790 doses das 11.620 recebidas em Niterói.

Já na Costa Verde, em Angra dos Reis, as 1.810 de doses chegaram hoje pela manhã e, de acordo com a prefeitura, serão somadas à CoronaVac. Após o término desta primeira, o município inicia a vacinação das doses da de Oxford.

Em Paraty, as novas doses começarão a ser aplicadas amanhã. A cidade recebeu 410 delas.

No sul do estado, em Barra Mansa e Três Rios, o esquema será o mesmo. A vacina de Oxford só será utilizada após terminar o estoque da CoronaVac. Já em Volta Redonda, a prefeitura informou que a previsão é de que as vacinas comecem a ser aplicadas ainda hoje.

Vacinação na capital

A Prefeitura do Rio começa a nova fase de vacinação contra a covid-19 na quarta. Hoje, a cidade recebeu 76 mil da AstraZeneca.

Até o dia 3 de fevereiro, profissionais de saúde com 60 anos ou mais que atuam nas redes pública e privada deverão procurar uma das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde para tomar a vacina. Elas devem portar documentação e comprovante de seus conselhos de classe.

Neste período, também será finalizada a vacinação dos funcionários de urgência e emergência das unidades hospitalares envolvidos no atendimento à covid-19 e dos que realizam exames da doença. A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que ambas as vacinas serão utilizadas.

Foram vacinados idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência moradoras de abrigos e asilos, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde da atenção primária ligados à campanha de vacinação e profissionais de saúde da linha de frente do atendimento contra covid de unidades hospitalares de urgência e emergência.

Aplicação imediata

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde informou que todas as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca enviadas pelo Ministério da Saúde para o estado do Rio foram distribuídas aos municípios em única remessa para aplicação imediata. A medida foi tomada tendo em vista que a aplicação da segunda dose pode ser realizada com intervalo de 90 dias após a primeira.

Já a remessa da segunda dose da CoronaVac para os municípios está programada, segundo o governo do Rio, para a primeira semana de fevereiro, de modo que possam ser aplicadas nas mesmas pessoas que receberam a primeira dose, obedecendo o intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda aplicações.