Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de SP concentra casos da variante do AM no Hospital de Pirituba

Nova cepa do coronavírus, tida como mais contagiosa, provocou colapso no sistema de saúde do Amazonas, principalmente com a falta de oxigênio - Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Nova cepa do coronavírus, tida como mais contagiosa, provocou colapso no sistema de saúde do Amazonas, principalmente com a falta de oxigênio Imagem: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

28/01/2021 20h07

A Prefeitura de São Paulo decidiu adotar uma estratégia para isolar melhor os pacientes internados na capital que possam estar contaminados com a nova variante do coronavírus originária de Manaus e de outras cidades do Amazonas. A Secretária de Saúde municipal vai concentrar esses pacientes no Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, em Pirituba, na Zona Oeste da capital.

Até agora já foram encaminhados para a unidade de saúde quatro pacientes provenientes do Amazonas e do Pará, para onde a nova cepa do coronavírus tem migrado nas últimas semanas. Duas pessoas são de Manaus, uma de Parintins (AM) e outra de Santarém (PA). Apenas um dos quatro já teve um diagnóstico positivo para a covid-19.

A gestão do prefeito Bruno Covas (PSBD) informou que foram reservados inicialmente dez leitos para receber pacientes nessas condições. No entanto, a Secretária de Saúde afirma que o número pode ser ampliado caso necessário.

Segundo a pasta, até agora foram confirmados três casos da nova variante de Manaus na capital. Um é residente de São Paulo e dois são da capital amazonense.

Também já foram identificadas duas pessoas com a nova cepa do coronavírus proveniente do Reino Unido. Uma é moradora da capital paulista e outra reside em Londres.

Tanto as variantes de Manaus como do Reino Unido são tidas como mais contagiosas, apesar de ainda não haver estudos conclusivos sobre a hipótese. Na capital do Amazonas, a nova cepa foi determinante para o colapso do sistema de Saúde há duas semanas, com pessoas morrendo por asfixia por conta do desabastecimento de oxigênio.