Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador do PI propõe Lei Seca no país contra transmissão da covid-19

Yala Sena

Colaboração para UOL, em Teresina

28/01/2021 10h28

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que preside o Consórcio Nordeste, está propondo os governadores do país que adotem Lei Seca e medidas mais duras para tentar frear a transmissão da covid-19.

A ideia é proibir atividades que gerem aglomerações durante o período de Carnaval. Na terça-feira, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), baixou decreto que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos das 22h às 6h.

A proposta do governador do Piauí é limitar o horário de funcionamento de bares e restaurantes até às 23h no país, proibindo o consumo de bebidas alcoólicas a partir desse horário, além de shows e eventos com músicas.

No estado, Wellington Dias publicou na terça-feira (26) decreto que restringe também horário de funcionamento do comércio até às 17h e shopping centers das 12h às 21h. Ficam suspensos eventos culturais, atividades esportivas e sociais, abertura de boates, casas de shows e quais quer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas. O decreto tem vigor até o dia 21 de fevereiro.

Para Wellington Dias, as medidas que foram adotadas no Piauí podem ser seguidas por outros estados como ação preventiva para evitar o colapso na rede hospital e possibilidade de lockdown.

O gestor piauiense, que articula pelo Fórum dos Governadores a vacinação no país, defendeu que os estados adotem medidas mais duras para conter a transmissão da covid-19. Dias afirmou que dos nove governadores do Nordeste, oito já se manifestaram interesse de adotar as medidas para evitar aglomerações no período carnavalesco. Nesta quinta-feira (28), Wellington Dias vai se reunir com os governadores para tratar sobre o assunto.

"Já dei conhecimento alguns governadores do Brasil e vários governadores manifestaram a possibilidade de adotar daqui até o dia 21 de fevereiro medidas semelhantes que tem a ver com a Lei Seca, restrições de atividades que gerem aglomerações e a transmissibilidade elevada da covid-19."

A proposta do governador é adotar as restrições em âmbito nacional.

"Isso seria o meu sonho. A gente cortar a transmissibilidade do vírus em todo o Brasil. Do mesmo jeito que acontece no estado, acontece no município, que leva pressão e termina desmantelando o planejamento do outro, ou seja, quando adoece muita gente em um lugar, ali vai gerar pedido de vagas de UTI, e quem se programou, se organizou paga por conta da desorganização do outro. O mesmo acontece dentro do país", afirmou o governador.

A taxa de ocupação de leitos no Piauí aumentou nos últimos dias chegando a 75%, obrigando o governo a adotar medidas mais restritivas. O estado registra 157 mil casos da covid-19 e 3.039 óbitos.