Topo

Nova variante agrava caos no AM e governo busca 'reduzir danos' de imagem

Médicos atendem paciente com covid-19 em Manaus - BRUNO KELLY/REUTERS
Médicos atendem paciente com covid-19 em Manaus Imagem: BRUNO KELLY/REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

29/01/2021 22h47

A crise sanitária no Amazonas despertou a atenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública: diante do caos de desabastecimento de oxigênio e a segunda onda de covid-19, a pasta determinou que a PRF (Polícia Rodoviária Federal) fiscalize as redes sociais para identificar postagens sobre a situação no estado e "reduzir danos de imagem" do governo federal.

Os documentos que citam como tarefa da PRF o monitoramento de redes foram obtidos pelo jornal O Globo. O órgão alega que a ação é "relacionada ao plano de apoio ao município de Manaus".

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, agora alvo de inquérito da Polícia Federal por omissão no caos sanitário vivido no estado, alega "logística quase impraticável" na região e apontou isolamento e clima como condições que agravaram a situação no Amazonas.

Apesar de alertas a respeito de a variante se alastrar pelo país por meio da transferência de pacientes, Pazuello insiste na remoção para outros estados: 91% dos casos no Amazonas avaliados por pesquisadores neste mês de janeiro apresentaram a mutação.

O infectologista Marcus Lacerda, da Fiocruz-AM, em entrevista ao jornal O Globo, declarou que a nova variante será predominante no Brasil em cerca de um mês.

O colapso do sistema de saúde levou o governador amazonense Wilson Lima (PSC) a decretar a prorrogação do lockdown por sete dias, além da suspensão do ponto facultativo do Carnaval.

Fura-fila?

Verificação feita pelo Comprova, consórcio de veículos voltado para o combate às notícias falsas, aponta ser verdadeira uma publicação viral em rede social sobre filhos de políticos e de empresários em Manaus terem sido vacinados um dia após suas nomeações a cargos comissionados na prefeitura da capital do Amazonas.

Todos os envolvidos são médicos recém-formados e tiveram suas nomeações publicadas no Diário Oficial da prefeitura de Manaus em 18 e 19 de janeiro de 2021. Não houve tempo o suficiente para terem trabalhado na linha de frente nos hospitais que estão atuando contra a covid-19.

Boas notícias

As primeiras doses da vacina AstraZeneca começaram a ser aplicadas nos idosos acima de 80 anos que vivem em Manaus. A quantidade, alega a prefeitura da capital amazonense, é suficiente para cobrir 100% dos idosos com 80 anos e mais, 100% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos e 37% dos idosos entre 70 e 74 anos.

* Com informações de agências