Topo

Esse conteúdo é antigo

Todas as regiões administrativas do Rio seguem em alto risco para covid

Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro - THIAGO RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro Imagem: THIAGO RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/01/2021 08h43

Todas as 33 Regiões Administrativas do Rio de Janeiro que estavam listadas na semana passada como áreas com alto risco de transmissão da covid-19 seguem nesta classificação, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela prefeitura da capital fluminense. A classificação de alto risco é a segunda em uma escala de três estágios, sendo risco moderado o mais ameno e risco muito alto o mais grave.

Com risco alto, seguem valendo restrições como redução na capacidade de lotação de espaços e alteração de horário de funcionamento de bares e restaurantes. As mudanças afetam serviços essenciais como supermercados e farmácias, além de alterar as regras para o funcionamento do comércio de rua, shopping centers, boates, casas de show, bares, restaurantes e academias, entre outros.

Restrições para comércios:

  • Limitação de clientes em 2/3 da capacidade interna do estabelecimento;
  • Priorização de entregas;
  • Ampliação do horário de funcionamento;

Boates e danceterias:

  • Limitação de clientes em 1/4 da capacidade interna do estabelecimento com a pista de dança fechada;
  • Proibição de música ao vivo;
  • Permissão somente de som ambiente em volume baixo;

Serviços de alimentação (bares, restaurantes, cafés, lanchonetes, quiosques na orla e etc):

  • Proibido manter público em pé entre as mesas;
  • Proibida música ao vivo e permitido som ambiente em volume baixo;
  • Venda de bebidas alcoólicas e comida somente para clientes sentados às mesas;

Academias, piscinas, centros de treinamento e condicionamento físico:

  • Limitação de clientes em 1/2 da capacidade interna do estabelecimento;
  • Atividades físicas de grupo restritas a seis participantes, exceto para atletas de alto rendimento;
  • Obrigatoriedade ampliação do horário de funcionamento.

Aulas voltam no dia 8

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, na última quarta-feira (27) que as aulas na rede municipal de ensino serão retomadas de forma remota no próximo dia 8. A volta das atividades será dividida em duas etapas: em um primeiro momento, os estudantes receberão livros e apostilas com exercícios para que sejam feitos em casa e corrigidos posteriormente.

Duas semanas depois dessa etapa, a Prefeitura pretende lançar um aplicativo para possibilitar aulas ao vivo para os estudantes. Tendo em vista o alto número de estudantes sem acesso à internet, o governo municipal pretende distribuir pacotes de dados de 1 gigabyte por mês para cerca de 680 mil alunos, que terão acesso a materiais didáticos por meio de um aplicativo.

A partir do dia 24 de fevereiro, as unidades de ensino voltarão a receber alunos de forma presencial. A retomada será gradual, até o dia 24 de março.

Em um mês, a expectativa é de que todos os alunos, da pré-escola ao 9º ano do ensino fundamental, já tenham retornado às salas de aula, com turnos de até três horas por dia.

Profissionais de educação, de acordo com o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha, serão os próximos vacinados depois dos idosos. Ainda assim, o retorno às aulas será facultativo.