Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo de SP diz que insumos da China estão prontos para embarque

Do UOL, em São Paulo

31/01/2021 12h02Atualizada em 31/01/2021 13h27

O governo de São Paulo informou, por meio de um comunicado, que os insumos para a produção de novas doses da CoronaVac estão prontos para embarcarem da China para o Brasil. A previsão é que o material chegue a São Paulo na próxima quarta-feira (3).

De acordo com o governo, os 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) da biofarmacêutica Sinovac Life Sciences já estão no aeroporto de Pequim, esperando os últimos trâmites para embarque.

A estimativa do Instituto Butantan é que o insumo renda cerca de 8,6 milhões de doses do imunizante contra a covid-19. Porém, o número exato só será conhecido após o processo de produção.

O envio de 5,4 mil litros de IFA foi confirmado no dia 25 de janeiro depois de um atraso na liberação por causa de trâmites burocráticos na China.

A produção de vacinas contra covid-19 no Butantan está parada desde 17 de janeiro, por causa da falta de insumos. O instituto ainda não confirmou a data exata da retomada da atividade, mas acredita que precisará de 20 dias para liberar o lote para distribuição.

Cronograma

Segundo o governo de São Paulo, o cronograma que estabeleceu com o Ministério da Saúde em relação à CoronaVac foi cumprido até o momento com a entrega, na última sexta-feira (29), de lote com 1,8 milhão de doses para o PNI (Plano Nacional de Imunização), completando os 8,7 milhões previstos até 31 de janeiro.

O acordo com o governo federal prevê a entrega inicial de 46 milhões. Nesta semana, deve ser assinado um novo contrato para a compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac.

O ministério havia dito que responderia sobre esse acerto no fim do primeiro semestre, mas voltou atrás após pressão de governadores e prefeitos.

Ontem, a pasta informou que pediu ao Butantan o envio de um cronograma da entrega das doses adicionais, além dos recibos de entregas dos primeiros 6 milhões de doses, antes da assinatura do contrato.