Topo

Esse conteúdo é antigo

Sobrevivente do Holocausto é vacinada contra a covid-19 em São Paulo

Pola Waiswol, de 91 anos, é parte do grupo prioritário para o qual a vacinação por drive-thru é voltada - Paulo Lopes/BW Press/Estadão Conteúdo
Pola Waiswol, de 91 anos, é parte do grupo prioritário para o qual a vacinação por drive-thru é voltada Imagem: Paulo Lopes/BW Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/02/2021 21h30Atualizada em 10/02/2021 07h25

Judia e sobrevivente do Holocausto, Perola — ou Pola — Waiswol, de 91 anos, agora está vacinada contra a covid-19. Ela, que ainda tem no braço a tatuagem com seu número de registro no campo de concentração, é parte do grupo prioritário para o qual a imunização por sistema drive-thru é voltada, tendo recebido sua primeira dose em frente ao Estádio do Pacaembu, na zona oeste da capital.

Natural de Kozminek, na Polônia, Pola também é autora do livro "A Menina das Tranças Douradas", em que narra sua história desde o dia em que deixou sua casa até sua chegada ao Brasil, passando pelos tempos de gueto judaico e Auschwitz, onde chegou a ficar presa.

Segundo estimativas do Museu Memorial do Holocausto, nos Estados Unidos, ela é uma dos cerca de 195 mil sobreviventes do regime nazista, que matou mais de 6 milhões de judeus.

Pola Waiswol - Paulo Lopes/BW Press/Estadão Conteúdo - Paulo Lopes/BW Press/Estadão Conteúdo
Pola Waiswol ainda tem no braço a tatuagem com seu número de registro no campo de concentração
Imagem: Paulo Lopes/BW Press/Estadão Conteúdo

Idosos acima de 90 anos, como Pola, contam com cinco pontos para a vacinação por sistema drive-thru na capital paulista, que funcionam das 8h às 17h. Além do Estádio do Pacaembu, há ainda:

  • Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, na zona leste;
  • Portão 9 (KRF) do Autódromo de Interlagos, na zona sul;
  • Portão 38 do Centro de Exposições do Anhembi, pela entrada da Rua Olavo Fontoura, na zona norte;
  • Igreja Boas Novas, na Rua Marechal Malet, 611, na zona leste.

Já nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), a imunização acontece das 7h às 19h, de acordo com os grupos prioritários definidos pelo governo de São Paulo. Apenas na capital, a previsão é imunizar mais de 32 mil idosos acima de 90 anos, de um total de 206 mil em todo o estado.

A partir de amanhã, de acordo com o prefeito Bruno Covas (PSDB), está prevista a vacinação dos profissionais de saúde que não estão na linha de frente e têm mais de 60 anos. "São os profissionais que trabalham em consultórios, algo em torno de 80 mil na cidade de São Paulo, que podem se vacinar nas UBS ou nos cinco drive-thrus", explicou.

Até o momento, o estado de São Paulo soma 1.851.776 casos confirmados de coronavírus, além de 54.663 mortes, segundo última atualização divulgada pelo governo paulista. Só na capital são mais de 485 mil infectados e 17 mil óbitos desde o início da pandemia.

Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está em 66,7% no estado e 65,6% na Região Metropolitana de São Paulo.

Até às 13h15 de hoje, 855.129 pessoas haviam sido vacinadas contra a covid-19 no estado, ainda de acordo com dados oficiais.

(Com Estadão Conteúdo)