Topo

Esse conteúdo é antigo

Após vacinação em esposa de militar, MP investiga 'fura-filas' no Acre

Esposa de Coronel publicou foto se vacinando - Reprodução/ Instagram
Esposa de Coronel publicou foto se vacinando Imagem: Reprodução/ Instagram

De colaboração para o UOL

09/02/2021 15h32

O MP-AC (Ministério Público do Estado do Acre) notificou a direção da Policlínica da Polícia Militar, em Rio Branco, para averiguar denúncias sobre "fura-filas" na vacinação contra covid-19. Isso aconteceu logo depois de surgirem suspeitas a respeito da vacinação de Dayanna Menezes, esposa do coronel Ulysses Araújo, ex-comandante da Polícia Militar do Acre. O MP não confirmou que a investigação tem relação com o caso.

Dayanne publicou no Instagram uma foto em que aparece se vacinando. Então surgiram críticas, alegando que ela só tinha conseguido o imunizante por ser esposa de Ulysses.

O MP só informou que serão analisadas as circunstâncias em que doses da Policlínica foram dadas, para encontrar possíveis irregularidades na aplicação das vacinas.

A 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público informou que vai requerer que pessoas que tomaram a vacina, mas que não fazem parte do grupo prioritário, não recebam a segunda dose.

O MP-AC expediu ainda uma recomendação para que o Município de Rio Branco passe a fiscalizar as vacinas aplicadas nas unidades de Saúde, para verificar se a ordem de prioridade está sendo seguida, analisando a documentação comprobatória dos servidores contemplados com a vacina, além de verificar a inserção destes no grupo prioritário dos profissionais de saúde.

Defesa

O Coronel Ulysses se manifestou sobre as críticas. Ele alegou que a esposa foi vacinada porque trabalha como estagiária não remunerada na Policlínica, na área de psicologia, atendendo crianças que precisam de acompanhamento psicológicos. De acordo com o militar, Dayanna "está na linha de frente, correndo risco de contaminação em um ambiente hospitalar".

O Coronel também afirmou que as críticas só surgiram como forma de atacá-lo. "Os jornais e os que lhe criticam não lhe conhecem e não sabem o amor e dedicação que você doa as crianças (seus pacientes) na policlínica. Não sabem quantas crianças você ajudou até mesmo previnir (sic) quanto a cometerem desatinos contra a própria vida. Isso não conta pra eles que amam denegrir a imagem das pessoas sem causa; Não conta pra eles porque a finalidade no final das contas não é lhe atingir, mas sim atingir a mim, atingir a pessoa do Coronel Ulysses".