Topo

Esse conteúdo é antigo

Diretora diz que Anvisa não poderá transmitir segurança com MP das vacinas

Meiruze está na Anvisa desde 2007, mas só no final de 2020 assumiu o cargo de diretora - Divulgação
Meiruze está na Anvisa desde 2007, mas só no final de 2020 assumiu o cargo de diretora Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 22h46

Meiruze Freitas, diretora da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou hoje que, caso a MP (Medida Provisória) das vacinas continue a valer sem vetos do governo federal, a Agência não poderá garantir a segurança do imunizante para a população.

"Certamente a gente vai buscar minimizar esses impactos, mas a gente não vai poder olhar pra população e transmitir a segurança que essa é uma vacina analisada e chancelada pela autoridade sanitária brasileira", disse Meiruze Freitas em entrevista à GloboNews.

A MP vem sendo duramente criticada pelos diretores da Anvisa desde sua aprovação no Senado na última semana. Eles consideram que a imposição de um prazo de cinco dias para análise dos pedidos de registros de vacina é irreal. "Cinco dias não é um prazo exequível", reforçou Meiruze.

"Eu queria passar esse recado que nós estamos fazendo todas as medidas para acelerar e para manter a avaliação sanitária", disse a diretora, que defendeu que a Anvisa tem feito um trabalho célere. "A Anvisa tem se tornado cada vez mais transparente nas informações", completou.

Meiruze também destacou a natureza técnica do trabalho e negou que o governo federal tenha exercido pressão sobre a Agência. "Todas as decisões da Anvisa foram baseadas em fundamentos técnicos, baseadas no regulamento sanitário nacional, internacional, sempre sustentada por decisões científicas. Não houve pressão do governo, em momento algum".