Topo

Esse conteúdo é antigo

Pará prorroga lockdown no oeste após casos de nova variante do coronavírus

As restrições, que antes terminariam na sexta-feira (12), agora se estendem até o próximo dia 19 de fevereiro - Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo
As restrições, que antes terminariam na sexta-feira (12), agora se estendem até o próximo dia 19 de fevereiro Imagem: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/02/2021 22h30Atualizada em 10/02/2021 22h32

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou hoje a prorrogação do confinamento total (lockdown) na Região Oeste do estado, após novos registros de infecções pela variante amazônica do coronavírus. As restrições, que antes terminariam na sexta-feira (12), agora se estendem até o próximo dia 19.

A decisão, segundo o governo, foi tomada após reuniões com autoridades sanitárias do estado e avaliação do cenário epidemiológico na região, que já está com seu sistema de saúde sobrecarregado por conta da pandemia. Mais cedo, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou mais nove casos da nova mutação.

As duas primeiras infecções — um homem de 58 anos e uma mulher de 26, ambos moradores de Santarém — pela variante amazônica foram confirmadas por Barbalho em 29 de janeiro, nas redes sociais. Ao todo, o Pará tem 11 casos confirmados da nova mutação.

Para desafogar o sistema de saúde da Região Oeste, o governo estadual já transferiu 145 pacientes entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro. Também foram providenciados 500 cilindros de oxigênio e mais de 287 mil EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), de acordo com números divulgados pela administração.

De dezembro até agora, ainda foram abertos 249 leitos para atender pacientes de covid-19 de toda a região.