Topo

Esse conteúdo é antigo

Após suspender doação, Doria diz que envio de vacina ao AM será neste mês

Doria anuncia que envio da vacina CoronaVac ao Amazonas começa no fim do mês - HEUDES RéGIS/SEI
Doria anuncia que envio da vacina CoronaVac ao Amazonas começa no fim do mês Imagem: HEUDES RéGIS/SEI

Do UOL, em São Paulo

11/02/2021 23h34

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que 50 mil doses da vacina CoronaVac devem ser enviadas ao Amazonas no fim do mês. A declaração de Doria, feita por meio das redes sociais, ocorre um dia depois de o governo paulista anunciar a suspensão do envio do imunizante devido ao que definiu como "falta de planejamento e controle" no estado da região Norte.

"Com a garantia das autoridades do Amazonas de que as vacinas vão chegar até quem mais precisa, o governo de São Paulo começa a enviar no final deste mês, de forma escalonada, lotes da vacina do Butantan contra covid-19, até chegar a 50 mil doses", escreveu Doria.

"Ressalto que essas vacinas não sairão da entrega destinada ao Ministério da Saúde. E sim representam uma doação de São Paulo ao povo do Amazonas. São Paulo está ao lado do Brasil para vencer a pandemia", acrescentou.

Em janeiro, o político tucano anunciou a doação das 50 mil doses da CoronaVac diretamente para o Amazonas para serem aplicadas nos profissionais de saúde daquele estado, afirmando que faria o envio diretamente, pois não confiava mais no Ministério da Saúde.

A decisão de suspender o envio ocorreu após a Justiça Federal no Amazonas questionar, em despacho, o governador Doria sobre as doses previstas.

A vacinação no Amazonas foi suspensa em 21 de janeiro, por recomendação de órgãos de controle, após denúncias de favorecimento — duas médicas, filhas de um empresário do ramo da educação, foram nomeadas para trabalhar no setor administrativo de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de Manaus e acabaram imunizadas, configurando um possível caso de 'fura-fila'. A vacinação foi retomada no dia 23 de janeiro e, até o momento, mais de 170 mil pessoas foram imunizadas no estado do Norte, segundo dados oficiais.