Topo

Esse conteúdo é antigo

MPF dá 48 horas para que Rio forneça informações sobre pacientes de Manaus

Pacientes de Manaus com covid-19 têm sido transferidos da cidade para outros estados devido à falta de insumos básicos - Michell Melo/Governo do Amazonas
Pacientes de Manaus com covid-19 têm sido transferidos da cidade para outros estados devido à falta de insumos básicos Imagem: Michell Melo/Governo do Amazonas

Do UOL, em São Paulo

11/02/2021 16h30Atualizada em 11/02/2021 17h03

Um procedimento foi instaurado pelo MPF (Ministério Público Federal) para acompanhar a transferência de pacientes da covid-19 que estão saindo de Manaus, no Amazonas, para a capital do Rio de Janeiro. A medida tem como objetivo verificar se houve descumprimento das regras de regulação de leitos. O prazo para resposta aos ofícios é de 48 horas a contar do recebimento.

Os ofícios do MPF foram encaminhados na última terça-feira (9), com pedido de informações ao Ministério da Saúde, à Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, ao Hospital Federal do Andaraí (HFA) e também à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

O superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, George Divério, foi questionado pelo Ministério Público sobre quais são os termos da Cooperação Interestadual entre o Amazonas e o Rio de Janeiro. O órgão pede que seja detalhado como ocorreu o encaminhamento dos pacientes de Manaus para o HFA.

O MPF quer saber quais medidas estão sendo tomadas para que seja garantido o isolamento dos pacientes e a segurança dos profissionais de saúde, além de entender se estão sendo realizados exames específicos para detecção da nova variante do coronavírus, identificada em Manaus.

O órgão tem interesse em saber se os pacientes foram regulados pela Central de Regulação de Leitos e quantos foram recebidos no estado do Rio de Janeiro, e os respectivos hospitais de encaminhamento. Esses questionamentos foram endereçados ao superintendente de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Wilson Firmida Júnior, e ao subsecretário geral da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, José Carlos Prado.

Pacientes chegaram 'de surpresa'

O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves, afirmou na última sexta-feira (5) que recebeu pacientes com covid-19 vindos de Manaus 'de surpresa'. O Ministério da Saúde havia informado sobre a transferência para a cidade, mas o secretário negou.

"Não, não tive nenhuma notificação. Soubemos às 21h que iam chegar 1h30, foi isso que eu soube. O Daniel Soranz [secretário Municipal de Saúde] me ligou e perguntou 'Chaves, está sabendo disso?'. Eu disse: 'O que?'", disse o secretário para a TV Globo.