Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é vacinado contra covid-19

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi vacinado contra a covid-19 - Reprodução/Globonews
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi vacinado contra a covid-19 Imagem: Reprodução/Globonews

Stella Borges

Do UOL, em São Paulo

12/02/2021 09h25

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), 89, foi vacinado contra a covid-19 ontem, em São Paulo. A assessoria de imprensa dele informou ao UOL que FHC foi vacinado em casa por "recomendação médica".

A prefeitura de São Paulo antecipou para ontem a vacinação de idosos de 85 a 89 anos, grupo em que o tucano se encaixa. A imunização estava antes prevista para começar só na segunda-feira (15). A expectativa é vacinar cerca de 89 mil pessoas nesta faixa etária.

No fim de janeiro, o ex-presidente compareceu a um evento a favor da vacinação contra a covid-19 promovido pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Além dele, os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e José Sarney (MDB) também participaram por videoconferência.

"A defesa que temos é vacina. É fácil dizer 'fique em casa' para quem tem casa. Minhas primeiras palavras são para aqueles que não têm como se defender", declarou FHC em sua fala. "O Brasil tem que aproveitar esse momento para sentir solidariedade prática."

Desde o aval dado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a aplicação da CoronaVac no Brasil, FHC tem deixado claro o seu apoio à vacina, que já foi colocada sob desconfiança pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

No dia da aprovação do pedido de uso emergencial, em 17 de janeiro, o ex-presidente incentivou pelo Twitter a população a se vacinar com o imunizante do Instituto Butantan, e também comemorou o aval para a vacina da Oxford/AstraZeneca.