Topo

Esse conteúdo é antigo

Órgãos do RJ enviam ofício à Saúde por transferência de pacientes de Manaus

Pacientes de Manaus foram transferidos a outros estados para receberem atendimento após colapso no sistema de saúde - Lucas Oliveira
Pacientes de Manaus foram transferidos a outros estados para receberem atendimento após colapso no sistema de saúde Imagem: Lucas Oliveira

Do UOL, em São Paulo

17/02/2021 13h11

Diferentes órgãos do Rio de Janeiro enviaram um ofício para o Ministério da Saúde alertando sobre a falta de planejamento na transferência de pacientes de Manaus para o estado fluminense.

Assinam o ofício o MPF (Ministério Público Federal), o MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), a DPU (Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro) e a DP-RJ (Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro).

No documento, os órgãos apontam "indício de falta de planejamento prévio das transferências realizadas, sem comunicação com a antecedência necessária para a estruturação das unidades federais receptoras e construção dos processos de trabalho, dos protocolos de regulação e assistenciais e ainda de comunicação com as famílias dos pacientes."

Os órgãos ainda indicam falta de articulação e coordenação do ministério. "Em razão da falta de estruturação oportuna do Hospital Federal do Andaraí, houve necessidade de transferência de quatro pacientes para leitos de terapia intensiva de unidade estadual sem planejamento prévio, o que compromete, por certo, a assistência prestada", relatam.

Um caso de um paciente que morreu nas 24 primeiras horas após a transferência também é relatado, indicando falhas na avaliação clínica das condições de transporte dos pacientes, o que pode ter contribuído para a disseminação do vírus em uma ala não-covid

"O relato técnico é de que o paciente chegou ao Hospital Federal dos Servidores com 'dessaturação importante', 'bala de oxigênio do transporte quase vazia' e foi internado em enfermaria "não covid". Somente após cerca de 15 min foi direcionado a um leito adequado no Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (IEISS), mas devido à gravidade instalada o paciente evoluiu a óbito", diz o ofício.

"Realizado PCR em todos os demais pacientes internados na enfermaria "Não covid", dois pacientes apresentaram PCR + para covid-19 e está sendo realizada investigação epidemiológica de monitoramento e origem de contágio", completa.

Os órgãos ainda identificaram "ausência de interlocução clara e formal" entre as esferas federal, estadual e municipal. "Não se conseguiu obter documento direcionador formal de comunicação para articulação e organização de rede para o mínimo possível de construção de bases de apoio à rede de regulação de leitos no estado do Rio de Janeiro", diz o documento.

O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o ofício.