Topo

Esse conteúdo é antigo

Fiocruz confirma chegada de 2 milhões de doses da vacina de Oxford

A primeira leva de vacinas de Oxford chegou ao Brasil no dia 24 de janeiro - Divulgação/Ministério da Saúde
A primeira leva de vacinas de Oxford chegou ao Brasil no dia 24 de janeiro Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde

Do UOL, em São Paulo

18/02/2021 18h56

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) confirmou hoje que até o final da próxima semana serão entregues mais dois milhões de doses da vacina de Oxford. Os imunizantes serão importados do Instituto Serum, centro produtor da farmacêutica AstraZeneca na Índia.

A importação foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no último dia 12. As vacinas serão incorporadas ao PNI (Plano Nacional de Imunizações) e distribuídas para todo o Brasil.

O Ministério da Saúde já havia informado ontem que estes dois milhões de doses chegariam ao país em fevereiro, mas não havia estipulado uma data para a entrega. De acordo com o cronograma da pasta, em março serão mais 18 milhões de doses do Instituto Butantan e outras 16,9 milhões de vacinas da AstraZeneca.

No dia 22 de janeiro, o Brasil já recebeu dois milhões de doses da vacina vindas do Instituto Serum, após um impasse com o governo da Índia.

Além destas duas primeiras levas, outras oito milhões de doses ainda serão importadas como parte do acordo com a AstraZeneca, totalizando 12 milhões. De acordo com a Fiocruz, os próximos lotes serão entregues entre março e abril, mas ainda não há datas estipuladas para isso.

Além disso, a Fiocruz deve receber IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produzir a vacina em seus laboratórios.