Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19 em SP: Mulher de 30 anos morre a espera de leito em Dracena

Com covid-19, Jeneffer Giló, de 30 anos, faleceu aguardando uma vaga no hospital - Acervo pessoal
Com covid-19, Jeneffer Giló, de 30 anos, faleceu aguardando uma vaga no hospital Imagem: Acervo pessoal

Daniel César

Colaboração ao UOL, em Pereira Barreto (SP)

21/02/2021 19h35

Dias depois após o sistema público de saúde de Dracena entrar em colapso, a servidora da prefeitura Jeneffer Giló, de 30 anos, morreu em decorrência da covid-19 enquanto aguardava por um leito em hospital. O município, localizado no interior de São Paulo a 650 km da capital, estabeleceu toque de recolher na noite da última quinta-feira (18).

Jeneffer não resistiu à infecção e morreu no CEMAC (Centro de Atendimento Municipal à covid-19), aguardando transferência. A servidora tinha uma filha de quatro anos.

"É com pesar que informamos o falecimento de Jeneffer Giló Pena, 30 anos, colaboradora da Secretaria Municipal de Educação do município. Jeneffer atuava na Emei Arco-Íris, no distrito de Jamaica e faleceu nesta madrugada no Cemac aguardando por vaga em hospital, para tratamento da covid 19", diz em nota a Prefeitura.

Dracena vive um momento difícil em relação ao coronavírus. Na semana passada, o Ministério Público do Estado de São Paulo recomendou ao prefeito, André Lemos (Patriota), que colocasse o município na fase vermelha do Plano São Paulo por, pelo menos, 15 dias.

Uma das alegações dos promotores Antônio Simini Júnior, Rufino Eduardo Galindo Campos e Ruy Fernando Anelli Bodini é o fato de o sistema de saúde ter ocupação diária de 100% desde o dia 5 de fevereiro de 2021.

O Departamento Regional de Saúde (DRS XI) de Presidente Prudente, ao qual Dracena faz parte, está com taxa de ocupação de 80,6% de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e foi colocada na fase vermelha, com rígidas restrições, no Plano São Paulo.

Com 47 mil habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Dracena contabiliza 2.446 infecções por coronavírus e 56 óbitos em decorrência da covid-19.

A Prefeitura elaborou um decreto com novas restrições para tentar controlar a situação da pandemia. O prefeito determinou a adoção de toque de recolher e lockdown aos fins de semana, mas o poder público negou que ocorrerá fechamento da localidade por 10 dias consecutivos, como aconteceu recentemente em Araraquara (SP).