Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio retoma cirurgias eletivas e atividades ambulatoriais na rede pública

Por meio de ato publicado hoje no Diário Oficial, a Prefeitura do Rio disse não ver justificativa plausível para manter a suspensão - Mariana Ramos/Prefeitura do Rio
Por meio de ato publicado hoje no Diário Oficial, a Prefeitura do Rio disse não ver justificativa plausível para manter a suspensão Imagem: Mariana Ramos/Prefeitura do Rio

Do UOL, em São Paulo

22/02/2021 11h14

Em ato publicado hoje no Diário Oficial, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, determinou o "retorno imediato" das cirurgias eletivas e das atividades ambulatoriais na rede pública de saúde da capital fluminense.

Embora tenha sido publicado apenas hoje, o ato já está em vigor desde a última sexta-feira (19). Na resolução, a prefeitura citou o "aumento de todas as filas para procedimentos eletivos e consequente agravamento dos pacientes que aguardam a realização dos procedimentos" para determinar a retomada.

As cirurgias eletivas e as atividades ambulatoriais na rede pública haviam sido suspensas em dezembro devido ao aumento no número de casos do novo coronavírus na cidade.

Agora, pouco mais de dois meses depois da suspensão, a prefeitura, por meio do ato, disse não ver justificativa plausível para manter "o fechamento de ambulatórios e a interrupção de cirurgias eletivas", que tinha o fim colocar a rede pública prioritariamente à disposição de pacientes com covid-19.

Segundo dados atualizados ontem pela prefeitura, o Rio de Janeiro já acumula 205 mil casos oficiais do novo coronavírus e 18,3 mil mortes decorrentes da doença.

Também de acordo com o Executivo municipal, por volta de 4% da população carioca — cerca de 270 mil pessoas — já foi vacinada com a primeira dose do imunizante contra a covid-19.