Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo Paes anuncia que Rio de Janeiro vai retomar vacinação amanhã

Eduardo Paes (DEM) acredita que a partir de março a produção de vacinas entrará em um fluxo melhor - Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo
Eduardo Paes (DEM) acredita que a partir de março a produção de vacinas entrará em um fluxo melhor Imagem: Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

24/02/2021 09h35

A vacinação na cidade do Rio de Janeiro será retomada a partir de amanhã. O prefeito Eduardo Paes (DEM) fez o anúncio oficial no Twitter, após a previsão de chegada de doses dos imunizantes do Instituto Butantan e da AstraZeneca.

A vacinação foi suspensa no Rio de Janeiro há uma semana, porque o estoque de doses tinha acabado. Agora a campanha será retomada de acordo com o calendário previsto: os idosos de 82 anos serão os primeiros vacinados, amanhã. Depois, na sexta-feira, virão os idosos de 81 anos. E no sábado começará a imunização de quem tem 80 anos.

O governo federal providenciou 2 milhões de vacinas da Astrazeneca, que devem ser distribuídos a partir de hoje. E o Butantan entregou ontem 1,2 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde.

Agora a principal dúvida é se o município vai aplicar todas doses imediatamente ou vai reservar metade, para que sejam aplicadas como segunda dose. O Ministério da Saúde ainda não oficializou uma decisão sobre isso.

Eduardo Paes disse que tudo depende do fluxo de produção dos laboratórios do Butantan, para entregar a CoronaVac, e da Fiocruz, que começará a produzir a vacina da Astrazeneca no país, em março.

"Acho que se Butantan e Fiocruz regularizarem a produção, a gente vai embora. Se Deus quiser, no final de março a situação estará melhor", disse o prefeito, em entrevista ao jornal Extra, hoje.