Topo

Esse conteúdo é antigo

Se índice não melhorar, 'SP terá medidas mais restritivas', diz secretária

Patrícia Ellen, secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo - Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Patrícia Ellen, secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

25/02/2021 09h47Atualizada em 25/02/2021 14h27

A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, afirmou que se as medidas anunciadas ontem pelo governador João Doria (PSDB) para evitar aglomerações entre as 23h e as 5h não surtirem efeito no número de internações, o estado pode enfrentar medidas mais duras para combater a pandemia do coronavírus.

"Nós tivemos um filme repetido que foram as aglomerações do ano novo e agora do carnaval. Não foi algo relacionado ao transporte. A curva de internações começa a crescer 7 dias depois desses eventos. Esse descumprimento de poucos está custando para muitos. Se essas medidas restritivas não forem suficientes para controlarem as interações, estamos abertos a medidas mais restritivas", disse Ellen em entrevista à Rádio Bandeirantes.

O governo de São Paulo anunciou ontem que o estado montará operações de fiscalização para tentar restringir a circulação de pessoas entre as 23h e as 5h. Chamada de "toque de restrição" pelo governador, a medida será voltada sobretudo a aglomerações nas ruas, visto que, na prática, as atividades não essenciais só estão liberadas até as 22h. A medida entra em vigor amanhã e vai até 14 de março.

Questionada sobre o risco de contaminação nas aglomerações no transporte público, Ellen disse não ter dados sobre o índice de infecções nos transportes e que as restrições aos bares foram sugeridas pelo Centro de Contingência.

"Na área de saúde o que tivemos foi uma recomendação nas áreas de risco. Os ambientes de maior risco de contágio são bares, que são locais de aglomerações. Nunca tivemos uma recomendação tão específica em toda a rede de transportes. O que tem de fato é o ranqueamento desses ambientes de maior e de menor risco. Até para discutir o retorno das aulas foi considerado o risco das pessoas chegarem até o local, mas não foi levantado esse risco como nos bares. As pessoas se contaminam mais na socialização e levam para dentro de casa", afirmou.

Números em SP pioram

A retomada do debate em torno da possibilidade de lockdown se deu pela piora no número de novas internações em UTIs (unidades de tratamento intensivo) voltadas para a covid-19 no estado. O governo paulista afirmou que, ontem, o estado bateu um novo recorde de pessoas internadas em UTI —são 6.657 em todo o estado, aumento de 660 nos últimos dez dias.

O Centro de Contingência diz que, sem medidas restritivas, São Paulo teria esgotamento dos leitos de UTI em 22 dias. O estado de São Paulo ultrapassou a marca de 58,5 mil mortes, com o registro de mais de 2 milhões de casos.

O número de casos dobrou em quatro meses. Para se chegar ao primeiro milhão de infectados, passaram-se oito meses.

O apoio a mais medidas de restrição também foi impulsionado pelo colapso que aconteceu em Araraquara, no interior paulista. Outras regiões do interior, como Marília, Campinas e Ribeirão Preto também estão com pioras progressivas nos números da pandemia e devem regredir de fase na próxima atualização do Plano SP.

Ocupação de leitos de UTI atinge recorde desde o início da pandemia em SP - Reprodução/Governo do Estado de São Paulo - Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
Ocupação de leitos de UTI atinge recorde desde o início da pandemia em SP
Imagem: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo