Topo

Seca de vacinas adia cronograma de imunização do Rio

24.mar.2020 - De máscara, idoso recebe vacinação contra a gripe no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ) - Mauro Pimentel/AFP
24.mar.2020 - De máscara, idoso recebe vacinação contra a gripe no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ) Imagem: Mauro Pimentel/AFP

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

01/03/2021 12h23

A escassez de remessas de vacinas contra a covid-19 para o Rio de Janeiro derrubou o planejamento inicial da prefeitura da capital fluminense de imunizar todos os idosos acima de 70 anos até o final de março.

Hoje, no primeiro dia do mês, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que o governo municipal trabalha agora com um prazo maior e prevê que a faixa etária tenha sido imunizada até o final de abril.

A informação foi divulgada por Soranz em suas redes sociais. De acordo com o secretário, a maior preocupação da prefeitura sempre foi imunizar todos os idosos com mais de 80 anos —hoje, o Rio inicia a vacinação de idosos com 79 anos.

No entanto, não há uma data estipulada para que a imunização escalonada por idade prossiga. No último mês, o governo municipal chegou a suspender a vacinação por falta de novas remessas de vacinas.

O calendário foi retomado após o município confirmar o repasse de 105 mil novas doses dos imunizantes —sendo 84 mil da vacina de Oxford e 21 mil da CoronaVac. As novas datas têm sido divulgadas conforme novas remessas chegam.

Na última semana, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a dificuldade de obter novas doses de vacinas e o cronograma de vacinação.

"À medida que a gente for baixando a idade, vai começar ter mais um dia de vacinação por idade porque, obviamente, vai aumentando a quantidade de pessoas. Então, segunda, terça e quarta, vamos vacinar o pessoal de 79 anos. Aí vamos, se Deus quiser, quinta, sexta e sábado, (imunizar) o pessoal com 78 anos. Estamos tentando retomar o ritmo, ver se as vacinas chegam do Governo Federal com uma certa frequência para gente poder ter essa tranquilidade. O mais importante é vacinar as pessoas mais velhas", disse.

Paes descarta lockdown por enquanto

Em publicação feita no seu Twitter, na manhã de hoje, Paes afirmou que não pretende adotar novas medidas restritivas na cidade por enquanto. A decisão foi tomada após reunião do comitê científico contra a covid-19 montado pela prefeitura.