Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil atinge 8 milhões de vacinados contra covid-19; 3,84% da população

Pexels
Imagem: Pexels

Do UOL, em São Paulo

06/03/2021 20h15Atualizada em 06/03/2021 20h15

O Brasil atingiu hoje a marca de 8 milhões de vacinados contra a covid-19. No total, 8.135.403 de brasileiros receberam ao menos uma dose da vacina, o equivalente a apenas 3,84% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

A primeira dose de imunizante foi aplicada em 194.230 pessoas nas últimas 24 horas em todo o país. Já 75.514 brasileiros receberam a segunda dose de ontem para hoje.

Ao todo, 2.686.585 pessoas receberam as duas doses da vacina, de acordo com recomendação dos laboratórios que produzem a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca. O número corresponde a apenas 1,27% da população do país.

Proporcionalmente, o Amazonas continua como o estado com o maior número de vacinados: 13.168 habitantes receberam pelo menos uma dose de imunizante. Isto equivale a 6,93% da população local. O Pará permanece como o estado com menor porcentagem de aplicação da primeira dose, com apenas 1,98%.

Mato Grosso do Sul segue em primeiro como o estado que, em termos percentuais, mais aplicou a segunda dose: 2,10% de sua população.

Bolsonaro muda discurso e diz que comitiva vai a Israel tratar de vacina

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mudou o discurso e anunciou a comitiva do governo a Israel como uma missão destinada a tratar de vacinas. Nos últimos dias, ele afirmou que a intenção era falar sobre um spray nasal ainda em estudos preliminares. Em um vídeo de 2 minutos publicado hoje, Bolsonaro e os membros da comitiva sequer mencionaram o produto, citando apenas "medicamentos", de forma genérica.

O grupo tem dez pessoas e embarcou hoje para Israel. Eles são liderados pelo chanceler Ernesto Araújo. Bolsonaro esteve no embarque.

Na quarta-feira (3), por exemplo, o presidente anunciou três medidas que defende para enfrentar a segunda onda de coronavírus que atinge o Brasil: vacinação, tratamento "precoce", que não tem comprovação de eficácia, e a viagem a Israel em busca do spray nasal.

Hoje, o presidente destacou que a meta é "mais do que um intercâmbio". "Estamos buscando protocolos, acordos, na área de ciência e tecnologia, que será muito proveitoso para o momento que vivemos, o vírus, como um legado para o futuro", afirmou Bolsonaro, no vídeo divulgado por ele em redes sociais. "Tem uma vacina brasileira em desenvolvimento", comentou o presidente, quando acrescentou que os estudos nacionais serão levados a Israel.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!