Topo

Esse conteúdo é antigo

Em cidade do interior de SP, lei coloca até bar como serviço essencial

Em sessão na tarde de ontem, Câmara Municipal de Andradina ampliou lista de serviços essenciais, incluindo comércios - Reprodução/Facebook
Em sessão na tarde de ontem, Câmara Municipal de Andradina ampliou lista de serviços essenciais, incluindo comércios Imagem: Reprodução/Facebook

Daniel César

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

09/03/2021 19h16Atualizada em 09/03/2021 19h16

A Câmara Municipal de Andradina (SP), a 630 km de São Paulo, aprovou em sessão de ontem uma lei controversa, que incluiu comércios como bares e salões de beleza na lista de serviços essenciais, permitindo que permaneçam abertos em meio a fase vermelha da quarentena contra a covid-19, determinada pelo Governo estadual.

Segundo o documento obtido pelo UOL, de autoria do vereador Hugo Zamboni (Patriota), passam a ser considerados como essenciais o setor varejista, comércios populares tipo "camelô", shopping centers com praça de alimentação, escritórios de advocacia, salões de beleza, barbearias e manicures.

O autor do projeto justificou que, diferente de outros municípios, Andradina seria completamente dependente do comércio e, portanto, essas áreas precisam ser vistas como essenciais para a cidade.

"Não estou aqui para negar a gravidade da situação, nem fazer apologia a ideologias, sejam de governo do estado ou do país. As determinações do estado têm de ser respeitadas, mas o município pode e deve legislar segundo suas particularidades e interesses, que ultimamente tem utilizado para isso o instrumento dos famosos decretos", discursou Zamboni durante a sessão.

A proposta foi aprovada por unanimidade e a lei já foi encaminhada pela Câmara para a sanção do prefeito Mário Celso Lopes (PSDB), mesmo partido do governador João Doria.

Fontes da reportagem ligadas à prefeitura afirmaram que Lopes irá sancionar a lei somente após parecer da Procuradoria Geral do Município.

Em entrevista ao UOL, o jurista Marcos Thereza considerou a lei inconstitucional.

"Eu penso que a matéria de serviços essenciais é de alcance do Governo federal e não cabe aos municípios decidir sobre o tema", explicou ele. "Mesmo que seja sancionada, a promotoria deve questionar a validade e um juiz pode derrubá-la rapidamente", afirmou.

Procurada sobre o assunto, a Prefeitura não comentou o assunto. A Câmara limitou-se a informar que o Projeto de Lei foi aprovado seguindo os trâmites legais.