Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) é invadida em protesto contra restrições

Felipe Munhoz

Colaboração para o UOL, em Lençóis (BA)

10/03/2021 19h04

A Prefeitura de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi invadida na segunda-feira (8) por manifestantes contrários às medidas anunciadas pelo órgão municipal na sexta-feira (5) para conter o avanço da covid-19 no município. Em um vídeo enviado ao UOL, é possível ver o momento em que a sede municipal é invadida aos gritos de "queremos trabalhar".

De acordo com a PM (Polícia Militar), uma equipe do 33º Batalhão da Polícia Militar foi deslocada para o local e a situação foi estabilizada. A PM informou que não houve detidos.

Por meio de nota enviada à reportagem, a Prefeitura de Angra informou que não houve feridos, ninguém foi preso e não ocorreu furtos ou roubos.

"No final do dia o prefeito recebeu uma comissão, como já estava agendado anteriormente, e reafirmou a necessidade de se manter as medidas constantes no decreto. No final desta semana, a situação será reavaliada, levando em consideração os números da pandemia na cidade", disse a prefeitura.

O órgão também apontou que "respeita a liberdade de expressão e entende que as medidas tomadas são preventivas". Porém, pediu a compreensão de todos diante da situação que encontra-se boa parte do país.

"Embora a taxa de ocupação hospitalar no município esteja com índice baixo, decretar medidas mais restritivas tornou-se necessário por precaução, para que Angra mantenha o controle da pandemia e assim evite mais mortes. A vida do ser humano é a nossa prioridade", finalizou.

Novas medidas entraram em vigor na segunda

As medidas que motivaram o protesto começaram na última segunda-feira (8) e vão até o dia 17 de março. Uma das principais normas apresentadas é a proibição da permanência de pessoas nas vias, áreas e praças públicas entre 23h e 5h.

Bares, lanchonetes, restaurantes e congêneres, incluindo os que ficam no interior de shoppings e centros comerciais, podem funcionar até às 20h para o atendimento presencial. Nesses espaços, a circulação de público fica limitada a 50%. O serviço de delivery está permitido sem restrição de horário.

O decreto também proíbe o funcionamento de qualquer atividade comercial e de prestação de serviço nas praias, incluindo o comércio ambulante, os quiosques e estacionamentos públicos e privados. Já as demais atividades econômicas com atendimento presencial podem funcionar sem restrição de horário, sendo obrigatório o cumprimento das normas sanitárias já estabelecidas.

Eventos, festas e atividades transitórias em áreas públicas e particulares, incluindo as rodas de samba, de capoeira, confraternizações (casamentos, aniversários e batizados) e outros eventos esportivos, comemorativos e/ou culturais estão proibidos, assim como o funcionamento de boates, casas de espetáculo, teatros, cinemas e feiras especiais.

As atividades turísticas também passaram a operar com novas restrições. A ocupação das casas de aluguel, hostels, pousadas, hotéis e congêneres foi reduzida para 50%. O turismo náutico e o transporte de passageiros, como ramo de atividade empresarial, passaram a funcionar com 30% de suas capacidades.

A prefeitura informou ainda que o grupo de fiscalização irá realizar barreiras turísticas nas principais entradas da cidade para fiscalizar a existência de reservas ou da comprovação da titularidade do imóvel com sede no município.

Casos de covid-19 em Angra

Segundo informe publicado hoje pela prefeitura, Angra dos Reis registrou 12.100 casos de coronavírus, sendo que houve 354 mortes causadas pela doença. Dos 55 leitos públicos do município, 21 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação hospitalar municipal de 38,18%.