Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem vacinas, cidade do Rio adia aplicação da 1ª dose em idosos de 75 anos

"Não temos garantia de que as doses que já dispomos sejam suficientes", explicou o prefeito Eduardo Paes (DEM) - Thiago Ribeiro/Estadão Conteúdo
"Não temos garantia de que as doses que já dispomos sejam suficientes", explicou o prefeito Eduardo Paes (DEM) Imagem: Thiago Ribeiro/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

11/03/2021 21h40Atualizada em 11/03/2021 22h29

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciou hoje o adiamento na aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos de 75 anos, prevista para amanhã e sábado (13) na cidade. A interrupção na campanha, segundo Paes, se deve à falta de imunizantes causada pela alta demanda.

"Infelizmente teremos que suspender a vacinação prevista para amanhã e sábado para as pessoas de 75 anos. Tivemos uma procura acima da expectativa e não temos garantia de que as doses que já dispomos sejam suficientes. Importante: continuaremos aplicando a segunda dose normalmente", informou o prefeito em uma rede social.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio continuou hoje a distribuição da sétima remessa de vacinas aos 92 municípios do estado. Das 261,8 mil doses de CoronaVac recebidas, 130,9 mil eram destinadas à aplicação da primeira dose.

Além da capital fluminense, Niterói, São Gonçalo e Maricá fizeram ontem a retirada das doses por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem do governo estadual, em Niterói. Nesta quinta-feira, quatro helicópteros fizeram a entrega para os outros 88 municípios.

Hoje, a campanha de vacinação na cidade do Rio voltou-se aos idosos de 76 anos. Para amanhã, estava programada a aplicação da primeira dose nos idosos de 75 anos e, para sábado, a chamada "repescagem" para todas as pessoas a partir de 75 anos — ambas suspensas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) reforçou que a vacinação de idosos com 76 ou mais continua e que retomará o calendário assim que receber novas doses, como anunciado também por Paes.

"Os pontos de vacinação do município tiveram uma procura maior do que o esperado nos últimos dois dias. Neste tempo, a expectativa era aplicar 25 mil doses. No entanto, até o final desta quinta-feira, já foram vacinadas 38,6 mil pessoas — 13,6 mil doses além do previsto", justificou a pasta em nota à imprensa.

Leia, na íntegra, a manifestação da Secretaria Municipal de Saúde:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) informa que está suspenso o calendário de vacinação contra covid-19, a partir desta quinta-feira (11/03). Ou seja, idosos com 75 anos, que receberiam a primeira dose nesta sexta-feira (12/03), deverão aguardar o recebimento das vacinas.

Continuaremos a vacinação exclusivamente para idosos com 76 anos ou mais e da segunda dose do imunizante.

Os pontos de vacinação do município tiveram uma procura maior do que o esperado nos últimos dois dias. Neste tempo, a expectativa era aplicar 25 mil doses. No entanto, até o final desta quinta-feira (11/03), já foram vacinadas 38,6 mil pessoas: 13,6 mil doses além do previsto.

Retomaremos o calendário assim que recebermos novas doses.

(Com Agência Brasil)