Topo

Esse conteúdo é antigo

Fiocruz espera entregar 1 milhão de doses de vacina na próxima semana

iStock
Imagem: iStock

Natália Lázaro

Colaboração para o UOL, em Brasília

12/03/2021 17h10

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) planeja entregar na próxima semana o primeiro milhão de vacinas da covid-19 produzida no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A expectativa foi reforçada hoje (12), após a concessão do registro definitivo da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Fiocruz iniciou hoje a segunda linha de produção da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela instituição em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. A expectativa é produzir 1 milhão de doses por dia até o fim do mês.

Anteontem (10), o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, voltou a reduzir a previsão de doses de vacina contra a covid-19 distribuídas em março. Agora, segundo ele, a expectativa está entre 22 e 25 milhões — um pouco abaixo do intervalo de 25 a 28 milhões de doses anunciado pelo próprio ministro na última segunda-feira (8).

"Não é uma redução, é uma garantia com possibilidade de ir além", minimizou Pazuello. "Nós temos garantidos para março entre 22 e 25 milhões de doses, podendo chegar até 38 milhões de doses. São números realmente impactantes e que vão fazer a diferença na nossa campanha de vacinação."

Em fevereiro, o ministro da Saúde havia projetado uma distribuição de até 46 milhões de doses de vacinas neste mês. Em 4 de março, porém, essa previsão passou para 38 milhões — número novamente mencionado hoje — e, dois dias depois, para 30 milhões de doses. No último dia 8, a expectativa divulgada foi "entre 25 e 28 milhões". Hoje, está "entre 22 e 25 milhões".

Insumo para produzir 30 milhões de doses

De acordo com a Fiocruz, o aumento da linha de produção amplia também a capacidade produtiva do Bio-Manguinhos. Além disso, em nota, a Fiocruz informou que deve receber ainda este mês o dobro do número de lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) previstos para março. O material enviado da China é suficiente para produzir 30 milhões de doses do imunizante, garantindo a produção até o final de maio.

A vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford é a 11ª vacina produzida em Bio-Manguinhos e fornecida ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). Com o registro definitivo, a Fiocruz assume a responsabilidade técnica pelo imunizante, que a fundação destaca como seguro e eficaz.

Como produtora, a Instituição assume a responsabilidade técnica sobre ela. Os imunizantes foram aprovados nas três fases de testes e passou a ser reiterado por agências regulatórias internacionais.