Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitos recomendam lockdown nacional contra a covid-19

Na carta, prefeitos também criticaram o governo federal e o Ministério da Saúde pela condução da pandemia de covid-19 - Getty Images
Na carta, prefeitos também criticaram o governo federal e o Ministério da Saúde pela condução da pandemia de covid-19 Imagem: Getty Images

Natália Lázaro

Colaboração para o UOL, em Brasília

12/03/2021 15h06Atualizada em 12/03/2021 15h35

A FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) publicou hoje uma carta aberta recomendando a adoção de medidas restritivas para evitar o avanço da covid-19 pelo Brasil. Entre estas, estão a restrição de circulação e o isolamento social, além da avaliação do lockdown nos estados.

Na carta, os prefeitos criticaram as recentes falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que declarou em live ser contrário às medidas de segurança decretadas por governadores e prefeitos.

"Suas falas evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia e ratificam a desconexão com a realidade, falta de compromisso com a Constituição Federal e com a vida. Situações que colocam o Brasil como foco de atenção e apreensão internacional", escreveram, no documento.

Na carta, eles também alfinetaram o Executivo federal e o Ministério da Saúde quanto a vacinação contra a doença no país.

"Embora sejam notáveis os esforços de prefeitas e prefeitos pela imunização em massa, o que há no Brasil, junto com os números assombrosos, infelizmente, é a escassez de vacina, cuja responsabilidade de aquisição é do governo federal", disseram.

O último estado a adotar o lockdown foi o Ceará, que manterá o isolamento até 21 de março. No Distrito Federal, a medida foi postergada até o dia 22 deste mês. Atualmente, cidades de 10 estados brasileiros seguem a restrição total de circulação.