Topo

Esse conteúdo é antigo

Doses da Sputnik negociadas pelo NE devem ser distribuídas a todo o país

Siga o UOL no

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

13/03/2021 14h30

As 37 milhões de doses da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V negociadas pelos governadores do Nordeste devem ser distribuídas a todo o país pelo Ministério da Saúde, informou hoje o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Governadores de estados do Nordeste se reuniram virtualmente hoje de manhã com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para que as doses da Sputnik V passem a integrar o PNI (Programa Nacional de Imunizações).

O consórcio de governadores da região negocia a aquisição das doses com o Fundo Russo de Investimento Direto e, agora, o ministério deve entrar no acordo como um intermediário. A expectativa é que o contrato seja fechado na próxima semana.

Dessa forma, informou Wellington Dias, todas essas doses deverão ser distribuídas pelo ministério a todo o Brasil para reforçar a vacinação da população contra o coronavírus. A expectativa é que o primeiro lote da Sputnik V chegue em abril em Guarulhos, em São Paulo.

O governador disse que a intenção é "evitar que um estado que tenha dinheiro vacine todas as pessoas e outro que não tem [dinheiro] fique muito atrasado". "[Queremos] Manter a regra: variadas vacinas e mais vacinas, sim. Mas, para todo o Brasil", completou.

A autorização de uso da Sputnik V no Brasil, porém, ainda precisa ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência aguarda a entrega de documentos necessários para o trâmite do processo por parte da farmacêutica União Química, representante dessa vacina no país.

"Aprovamos manter a regra do Plano Estratégico Nacional de Imunização, que tem base científica com a regra de fases e por critério de maior risco. Aprovamos um modelo de contrato e que o ministério entra como interveniente. E a vacina será entregue em Guarulhos, para o Plano Nacional e pagamento pelo Sistema Único de Saúde", disse Dias à reportagem.

Confira o cronograma previsto para a entrega de doses da Sputnik V, segundo Dias:

  • Abril: 2 milhões de doses
  • Maio: 5 milhões de doses
  • Junho: 10 milhões de doses
  • Julho: 20 milhões de doses
Lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) permite que estados, municípios e o setor privado comprem vacinas contra a covid-19. A lei determina, no entanto, que os imunizantes adquiridos devem ser integralmente doados ao SUS enquanto estiver em curso a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Pazuello promete entregas semanais de vacinas, diz Dias

O governador do Piauí disse ainda que, na reunião, Pazuello apresentou um cronograma atualizado de entregas de vacinas contra a covid-19, que passariam a ocorrer semanalmente.

"A boa notícia é que o ministro apresentou um cronograma atualizado em que nós temos toda semana a entrega de vacina pelo Butantan. Toda semana [temos] entrega de vacina pela Fiocruz. E, ainda, a novidade é que, a partir da próxima semana, também teremos a entrega de vacina pelo consórcio da OMS (Organização Mundial da Saúde] com a vacina da AstraZeneca vindo da Índia no próximo dia 23 e 26, em dois lotes, e também vacina da Bharat Biotech, em que teremos vacinas para a próxima quarta-feira e até o dia 26", disse.