Topo

Esse conteúdo é antigo

Cervejarias param produção e doam cilindros de oxigênio para hospital no PR

Cilindros foram doados por cervejarias para hospital do PR - Divulgação/SESA-PR
Cilindros foram doados por cervejarias para hospital do PR Imagem: Divulgação/SESA-PR

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

14/03/2021 13h52

A alta demanda por oxigênio para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus em Clevelândia, a 414 quilômetros de Curitiba, provocou a mobilização de pelo menos três cervejarias da região sudoeste do Paraná. As empresas interromperam parte da produção do produto para doar cilindros para envasar oxigênio aos internados.

As doações aconteceram ontem, com a entrega de 17 cilindros, sendo três de 1 quilo, três de 7 quilos e outros 11 de 10 quilos. Participaram da ação as cervejarias Insana, Formosa e SchafBier.

Com as doações, o Hospital Regional Estadual de Clevelândia, que tem capacidade máxima para atender com até 40 cilindros diários, agora conta com quase 60 no tratamento contra a covid-19.

"Recebi a informação de que Clevelândia estava com dificuldade de fornecer oxigênio e no mesmo momento entrei em contato com a fábrica para saber o que tinha disponível para ajudar. Paramos parte da produção porque usamos o oxigênio para a fermentação do produto", comentou o empresário que coordenou a campanha, Pedro Reis.

O diretor da 7ª Regional de Saúde do Paraná, Anderson Nezello, informou que a escassez atinge o armazenamento do oxigênio. A produção do produto segue com capacidade para atender a região sudoeste.

Os equipamentos doados pelas cervejarias tiveram que passar por higienização para operarem no hospital de Clevelândia.

"Os cilindros estão sendo levados para a distribuidora para o envasamento do oxigênio. O produto não está em falta, o problema é a falta do cilindro, o que gerou a campanha. Foi retirado o oxigênio usado nas indústrias e envasado o de pureza de no mínimo 95% para o consumo humano. Não precisa de adaptação do cilindro, apenas a higienização", esclareceu Nezello.

Doação afetou produção de cervejarias no Paraná - Reprodução/RPC - Reprodução/RPC
Doação afetou produção de cervejarias no Paraná
Imagem: Reprodução/RPC

O diretor acrescentou que o perfil dos pacientes com covid-19 atendido em 2021 pela unidade é diferente do registrado ao longo da pandemia no passado, pois os quadros clínicos são mais graves, gerando assim mais demanda por oxigênio.

No boletim divulgado ontem, o estado contava com 97% de ocupação dos leitos exclusivos para covid-19 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Clevelândia, que tem população de 16 mil habitantes, tem 1.222 casos confirmados, sendo 894 recuperados.

"Passamos por um momento muito tenso porque antes não tínhamos uma demanda significativa, além de o perfil dos internados, que era diferente do ano passado e que não utilizavam com intensidade o oxigênio. Observamos que atualmente, quase todos precisam e os direcionados para UTI já vão para intubação. Isso pegou todo mundo de surpresa e não é da noite para o dia que se produz um cilindro", lamentou Nezello.

Pandemia no Paraná

O último boletim epidemiológico apontou mais 6.207 novos casos confirmados e 157 mortes pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o estado soma 752.801 diagnósticos e 13.385 óbitos.

Segundo o governo do Paraná, a doença já atingiu 6,5% da população do estado. A região mais atingida é Oeste, que abrange Foz do Iguaçu e outros oito municípios, com 10,5% da população infectada.

O Paraná aplicou 613.088 doses da vacina, sendo 458.954 da primeira e 154.134 na segunda aplicação. Ao todo, o estado recebeu 1.001.600 de doses.