Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de São José do Rio Preto anuncia lockdown; data será definida

O prefeito Edinho Araújo (com o microfone) na reunião que definiu o lockdown em São José do Rio Preto - Divulgação/Prefeitura de Rio Preto
O prefeito Edinho Araújo (com o microfone) na reunião que definiu o lockdown em São José do Rio Preto Imagem: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto

Naian Lopes

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

14/03/2021 16h41

A Prefeitura de São José do Rio Preto (interior de São Paulo) anunciou hoje que será decretado o lockdown no município. A data para o início da fase mais restritiva, porém, não foi anunciada.

A decisão foi tomada pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) após se reunir com o Comitê Enfrentamento ao Coronavírus pela manhã.

Além dos membros do comitê e do chefe do executivo municipal, estiveram no encontro o vice-prefeito Orlando Bolçone (DEM), o presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota), secretários, médicos, gestores de hospitais, servidores do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Até ontem, 92,2% dos leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) estavam ocupados em Rio Preto. O aumento na semana passada em comparação com a semana anterior foi de 22%.

A cidade já conta 52.202 pessoas contaminadas desde o início da pandemia - nos últimos sete dias, ocorreu um crescimento de 22% na comparação com a semana anterior.

Desde março do ano passado, já morreram 1.214 riopretenses e, em uma semana houve um salto de 65,6% no crescimento de óbitos na comparação com o mesmo período anterior.

Com os números em mãos, os envolvidos na reunião demonstraram preocupação e disseram compreender que o lockdown é a única medida capaz de derrubar esses índices. Por isso foi aprovado com unanimidade que a ação entre em vigor em Rio Preto.

Agora Edinho Araújo está trabalhando com sua equipe jurídica para formular o decreto que colocará o município em uma fase ainda mais restritiva do que a determinada pelo estado de São Paulo.

O chefe do executivo municipal vai se reunir amanhã, virtualmente, com prefeitos de outras cidades vizinhas de Rio Preto para sugerir quais ações possam ser tomadas por eles para que os casos de covid-19 diminuem na região. Após o encontro, a data de início do lockdown será anunciada.