Topo

Esse conteúdo é antigo

"Brasil é ameaça à saúde pública mundial", diz especialista sobre pandemia

Pedro Hallal disse ser inaceitável que o Brasil não tenha mais vacinas hoje - Reprodução/TV Cultura
Pedro Hallal disse ser inaceitável que o Brasil não tenha mais vacinas hoje Imagem: Reprodução/TV Cultura

Do UOL, em São Paulo

15/03/2021 22h40

Para o epidemiologista e professor da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), o estado da pandemia de covid-19 hoje no Brasil representa uma ameaça à saúde pública mundial. "A situação brasileira hoje é caótica", afirmou.

"Até por isso a gente precisa que as autoridades de saúde, OMS, governos e outros países, e até a indústria farmacêutica, voltem suas atenções para o Brasil", disse Hallal. "É eticamente inaceitável que não tenhamos uma grande quantidade de vacinas neste momento no Brasil", completou.

Perguntado sobre o risco das novas variantes do coronavírus, Pedro Hallal esclareceu que mais variantes causam mais transmissões, mas também que mais infecções podem causar o surgimento de novas variantes. "É como a história do ovo e da galinha", explicou.

Hallal foi um dos entrevistados de hoje do programa Roda Viva, da TV Cultura. O programa especial sobre vacinas contou também com a participação de Carla Domingues, epidemiologista e ex-coordenadora do Plano Nacional de Imunização, e de Cristiana Toscano, única integrante sul-americana da Iniciativa Global pelas Vacinas da Organização Mundial da Saúde.