Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Sindicato dos delegados tenta autorização para comprar vacinas

Sindicato diz que ingresso do ação não é uma tentativa de "fura a fila" da vacinação - Pexels
Sindicato diz que ingresso do ação não é uma tentativa de "fura a fila" da vacinação Imagem: Pexels

Do UOL, em São Paulo

15/03/2021 12h22

O SINDPESP (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) acionou a Justiça em busca de uma autorização para comprar vacinas contra a covid-19 e imunizar seus delegados sindicalizados e familiares.

A presidente do sindicato, Raquel Kobashi Gallinati, alega que o ingresso da ação não significa, em sua avaliação, uma tentativa de "fura a fila" da vacinação. Se autorizado, o SINDPESP pretende doar metade das doses adquiridas para o (PNI) Plano Nacional de Imunização.

"O objetivo do SINDPESP é exatamente colaborar com o esforço nacional de imunização. Não vamos furar a fila de vacinação, retirando de outros grupos prioritários para vacinar os delegados. Ao contrário, vamos vacinar nossos sindicalizados por conta própria, permitindo que as doses do SUS que seriam aplicadas neles sejam direcionadas para outros grupos", alegou.

Para buscar a autorização, a ação do SINDPESP cita a Lei Federal 14.125, publicada no dia 10 de março de 2021, que abriu a possibilidade de compra e distribuição de vacinas por pessoas jurídicas de direito privado após a imunização dos grupos prioritários do PNI. É obrigatória a doação de 50% das doses adquiridas ao SUS.

O sindicato não informou se já entrou em contato com alguma fabricante de vacina contra a covid-19.