Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretário diz que 100% de hospitais privados de Fortaleza estão em colapso

Secretário estadual de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto (à esquerda), e o governador Camilo Santana (PT) visitaram hoje o hospital de campanha anexo ao HGF - Carlos Gibaja/Governo do Estado do Ceará
Secretário estadual de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto (à esquerda), e o governador Camilo Santana (PT) visitaram hoje o hospital de campanha anexo ao HGF Imagem: Carlos Gibaja/Governo do Estado do Ceará

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 20h34

O secretário estadual de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, disse hoje que a situação dos hospitais privados de Fortaleza é ainda pior que da rede pública de saúde. Diante de um quadro de alta de internações e mortes no estado, Cabeto afirmou que todas as unidades particulares da capital entraram em colapso.

"Todos os hospitais privados de Fortaleza estão em colapso, 100% deles", afirmou o secretário em visita ao hospital de campanha anexo ao HGF (Hospital Geral de Fortaleza), ao lado do governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

"Diariamente tenho solicitações [de hospitais particulares] para ajudar, para colaborar, e essa integração do Ceará como um todo é o mais importante agora. Mais importante agora é olhar para as questões técnicas e humanas", acrescentou Cabeto.

Pela manhã, o secretário e o governador inspecionaram a montagem do hospital dedicado a pacientes sem covid-19, numa estratégia de abrir leitos para pessoas com a doença dentro do HGF. A unidade de saúde terá três tendas anexas ao complexo hospitalar. Hoje foram entregues 35 leitos, e a promessa do governo cearense é de abrir um total de 104 leitos clínicos no local.

Daniel de Holanda, diretor-geral do HGF, lembrou que a equipe do hospital vem trabalhando no limite há um ano e reforçou o pedido à população para respeitar as medidas de combate à pandemia.

"Praticamente todas as equipes estão trabalhando já no seu limite, já vem no seu limite há pelo menos um ano. A gente pede encarecidamente à população que realmente guardem o seu isolamento social, usem máscara, usem álcool gel, porque a situação ela inspira muito cuidado", afirmou.

Atualmente, o estado do Ceará vive medidas restritivas que permitem o funcionamento apenas de atividades essenciais. As restrições seguem, no mínimo, até o próximo domingo (21).

Nos últimos dias, o Ceará vem registrando com frequência mais de 100 mortes diárias pela covid-19. Segundo dados do consórcio de imprensa do qual o UOL faz parte, o estado teve nas últimas 24 horas 111 mortes e 6.093 novos casos da doença. Desde o início da pandemia, 12.466 pessoas morreram após se contaminarem com o novo coronavírus.