Topo

Doria dará coletiva hoje para anunciar novas medidas; saiba onde assistir

O governador João Doria dará coletiva hoje para atualizar as informações sobre o combate à covid-19 em São Paulo - Reprodução
O governador João Doria dará coletiva hoje para atualizar as informações sobre o combate à covid-19 em São Paulo Imagem: Reprodução

Letícia Simionato

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/03/2021 04h00Atualizada em 17/03/2021 16h39

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), dará uma entrevista coletiva hoje (17), às 12h45, para atualizar as novas medidas para conter a transmissão da covid-19. O pronunciamento acontece no Palácio dos Bandeirantes e será transmitido ao vivo pelo UOL, pela TV Cultura e nas redes sociais do governo de São Paulo.

(Atualização: o pronunciamento não envolveu novas medidas de restrição ou sanitárias, mas foram anunciadas medidas econômicas para estabelecimentos atingidos pelas restrições e novas datas de vacinação).

Mais cedo, o governador acompanhou a liberação de mais 2 milhões de doses da CoronaVac ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. Doria adiantou que a situação, apesar da fase emergencial no estado, é gravíssima e medidas adicionais de restrição deverão ser tomadas.

"Estamos diante de um quadro gravíssimo em São Paulo e no Brasil. E São Paulo adotará novas medidas, a partir da decisão do Centro de Contingência. Não temos decisões políticas", prometeu Doria.

Na última entrevista coletiva do governo, o coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus, João Gabbardo, antecipou que a tendência é de piora dos índices de casos, mortes e leitos ocupados. O cenário só deve melhorar daqui 15 dias, segundo o comitê. Desde segunda (15), o estado está em fase emergencial, a mais restritiva do Plano São Paulo, com toque de recolher entre as 20h e 5h e mais medidas restritivas.

Coletiva de João Doria

Data: quarta-feira, 17 de março de 2021;
Horário: 12h45;
Transmissão: UOL, TV Cultura e Youtube mostram ao vivo o pronunciamento.

Cenário da pandemia no estado

Ontem (16), o estado de São Paulo bateu recorde, com 679 mortes por covid em 24 horas. O recorde anterior era da última sexta-feira (12), quando SP contabilizou 521 mortes. Já o dia detentor da média móvel mais alta até então era o último domingo (14), quando o estado marcou 380 mortes.

Assim como a média móvel de mortes, o número de hospitalizados com covid-19 também reflete a escalada da pandemia em SP: são 10,7 mil pacientes com o vírus internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e 14,2 mil em leitos de enfermaria — 24,9 mil no total, mais um recorde. A taxa de ocupação dos leitos de UTI em todo o estado, segundo a Secretaria de Saúde SP, está em 90%. Na Grande São Paulo, a marca é levemente maior, de acordo com a pasta: 90,6%.

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, disse ontem que hospitais lotados da rede privada da cidade de São Paulo pediram à prefeitura o empréstimo de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar de pacientes com covid-19. A declaração de Aparecido foi feita à rádio CBN e confirmada pelo UOL com o secretário. As unidades particulares estão operando em capacidade máxima, todas com mais de 90% de ocupação nos leitos voltados para pessoas contaminadas.