Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio retoma calendário de vacinação, mas prevê doses só até sábado

Vacinação será retomada hoje para idosos a partir de 76 anos - Fabio Motta / Prefeitura do Rio
Vacinação será retomada hoje para idosos a partir de 76 anos Imagem: Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Colaboração para o UOL, no Rio

17/03/2021 06h57Atualizada em 17/03/2021 17h13

O Rio de Janeiro retoma amanhã o calendário de vacinação contra o coronavírus. A cidade estava sem planejamento para imunizar a população abaixo dos 76 anos com a primeira dose desde a última quinta-feira (11), por causa da falta de vacinas.

O novo calendário, no entanto, só prevê vacinação até sábado (20) e tem uma mudança, com a reserva de dias para a aplicação das doses nos homens nas e mulheres separadamente.

Hoje, seguem sendo imunizados quem tem a partir de 76 anos. Amanhã, é a vez das mulheres com 75 anos ou mais e na sexta-feira (19) os homens na mesma faixa etária. Já no sábado, haverá uma espécie de repescagem, com vacinação para todos a partir de 75 anos.

"Assim evitamos que todos busquem as unidades no mesmo dia. Esperamos até sexta anunciar as datas da semana que vem. Chegando a vacina, aplicamos logo", o prefeito Eduardo Paes (DEM) avisou em seu perfil no Twitter.

O novo calendário de vacinação do Rio

  • Quarta (17): todos a partir de 76 anos
  • Quinta (18): mulheres com 75 anos
  • Sexta (19): homens com 75 anos
  • Sábado (20): todos a partir de 75 anos

A retomada do calendário foi possível graças à chegada de 444 mil novas doses da CoronaVac ao estado ontem, depois que o governo de São Paulo liberou 3,3 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI) na segunda-feira. A própria prefeitura vai retirar as 96.660 doses do imunizante a que tem direito no depósito do governo do estado.

Na segunda-feira (15), Paes já havia tido ao governador Claudio Castro (PSC) que a cidade teria condições de ela mesma retirar as doses a que tem direito, sem esperar pela distribuição aos municípios. Na ocasião, o prefeito também pediu para que o Ministério da Saúde não estocasse e distribuísse logo as doses que havia recebido do Instituto Butantã.