Topo

Esse conteúdo é antigo

SP tem 10 mil leitos de UTI ocupados de um total de 11,3 mil

Atendimento médico na UTI de atendimento à pacientes com covid-19, no Hospital Geral de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo - MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
Atendimento médico na UTI de atendimento à pacientes com covid-19, no Hospital Geral de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

17/03/2021 13h52

O estado de São Paulo anunciou hoje que, entre os 11.372 mil leitos de UTI, mais de 10 mil estão ocupados. Assim, a taxa de ocupação no estado chegou à marca de 89,9%. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Só na Grande São Paulo, o total de leitos de UTI é de 6.405, mas 5.738 estão ocupados. Isso significa que 90,6% dos leitos estão ocupados. Com a alta no número de internações e casos, o estado de São Paulo entrou na fase emergencial, que estabelece medidas mais restritivas do que a vermelha.

"É o momento mais crítico da pandemia que vivemos. Estamos no 3º dia da fase emergencial e, na Grande São Paulo, queremos reduzir a circulação de 4 milhões de pessoas, o que corresponde a 46% de toda a população", afirmou o secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, em entrevista coletiva.

Segundo ele, a pandemia agora é outra. Ele destacou que pessoas mais jovens começaram a desenvolver quadros mais graves da doença. "Além da ocorrência de novas variantes, também temos o encontro desse vírus com a população que não respeita orientações de restrição e, dessa forma, ela acaba comprometida".

Gorinchteyn também citou variantes mais transmissíveis do coronavírus e a "velocidade de instalação da pandemia". "Em 22 de fevereiro, tínhamos internados na UTI 6.410 pessoas. Hoje temos 10.756 pacientes internados nas UTIs. Um aumento de 68%. Em três semanas, 4.346 pessoas foram internadas nas UTIs, com média de 200 pessoas por dia necessitando de internação em unidades críticas", afirmou o secretário. "Temos 67 municípios, quase 10% do total, que atingiram sua capacidade de atendimento".