Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretário de SP: Cidade concentrará pacientes em 'hospitais de tragédia'

Do UOL, em São Paulo

20/03/2021 19h57

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, disse hoje que a cidade de São Paulo concentrará pacientes com covid-19 nos chamados "hospitais de tragédia". A mudança foi anunciada com objetivo de evitar eventual desabastecimento de oxigênio na capital paulista.

"Nós estamos mudando toda a logística, concentrando nossos pacientes de covid-19 nos grandes hospitais, inclusive nos dois grandes hospitais de tragédia, que são os de Jabaquara e Itaquera, para que a gente possa ter um abastecimento constante de oxigênio", disse o secretário, em entrevista à TV Globo.

Ontem, dez pacientes que estavam internados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ermelino Matarazzo, na zona leste da capital, com sintomas de doença, precisaram ser transferidos às pressas para uma unidade de Itaquera, sob risco de falta de oxigênio. (Assista ao vídeo acima)

O secretário admitiu o incidente, mas disse que o problema não foi a falta do produto, e sim uma questão de logística.

"Como a empresa não conseguia fazer a entrega a tempo, os profissionais decidiram fazer a transferência imediata. As ambulâncias foram chamadas. E todos foram colocados na unidade de Itaquera; 50 outros pacientes permaneceram na unidade sendo atendidos com nebulização. Depois, a empresa conseguiu atender, chegar e encher o tambor", afirmou.

"Só para você ter uma ideia, nós estávamos enchendo o tambor 1 vez por semana, agora chegamos a encher três vezes por dia. E não está dando conta. Mas nós conseguíamos avaliar o caso, e tomar a decisão rápida", acrescentou Aparecido.

O secretário disse ainda que a prefeitura está tomando medidas com objetivo de evitar a falta de oxigênio, após a explosão no número de casos de covid-19. (Veja abaixo). Dentre elas, conversas com a Fiesp (Federação de Indústrias do Estado de São Paulo) para "adquirir ou emprestar" cilindros.

"Estamos montando toda uma estratégica —ontem, tivemos até uma conversa com a Fiesp— para poder adquirir, emprestar cilindros. Colocamos caminhões da prefeitura à disposição para fazer esse transporte", pontuou.

Explosão no número de casos de covid

Segundo boletim epidemiológico, divulgado pela secretaria de saúde, o município de São Paulo contabiliza até agora 686.324 casos confirmados e 20.288 mortes em decorrência da doença.

Diante do aumento, o prefeito Bruno Covas (PSDB) confirmou a antecipação de cinco feriados municipais —dois deste ano e três de 2022— para a semana entre 26 de março e 1º de abril, na tentativa de reduzir a circulação de pessoas na capital paulista e, com isso, frear a transmissão da covid-19.

A antecipação dos feriados na capital paulista gerou preocupação principalmente em prefeitos do litoral do estado, que temem uma descida em massa dos paulistanos para as praias nesse período, e foi criticada também pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

"Nós alertamos ontem a Prefeitura de São Paulo de que uma medida como essa deveria ser discutida previamente com o governo do estado de São Paulo e com os prefeitos da região metropolitana e também do litoral, e não anunciadas sem esse tipo de entendimento", reclamou Doria.