Topo

Esse conteúdo é antigo

'Brasil dá exemplo' contra covid, diz Bolsonaro; país lidera em mortes

Do UOL, em São Paulo

22/03/2021 12h15

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje que o Brasil "vem dando exemplo" no combate à pandemia. "Estamos dando certo, apesar de um problema gravíssimo que enfrentamos desde o ano passado. Mas o Brasil vem dando exemplo. Somos um dos poucos países que está na vanguarda em busca de soluções", disse Bolsonaro, em Brasília.

A fala vem no dia seguinte ao recorde na média de óbitos por covid-19 no país e na pior semana da pandemia. Considerando os últimos sete dias, morreram, em média, 2.255 pessoas por dia em decorrência da doença, de acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte.

Na pior semana da pandemia no Brasil, entre 15 e 21 de março, e sem um cenário de queda no número de novos casos, o país somou 25% das mortes por covid-19 no mundo. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que, no total, 60,2 mil pessoas foram vítimas da covid-19 no planeta nesse período —15,6 mil delas apenas no Brasil, país que representa apenas 2,7% da população mundial.

Bolsonaro participou de um evento para anunciar investimentos para o programa Águas Brasileiras, no Palácio do Planalto. O evento contou com vários ministros, entre eles, Ricardo Salles (Meio Ambiente), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Tereza Cristina (Agricultura), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), governadores e representantes de empresas privadas, como Ambev, Bradesco, MRV e JBS, que apoiam o projeto.

"Não existe segurança alimentar sem recursos hídricos. Não basta querer criar, ou plantar. Temos que ter recursos hídricos para tal e cuidar desse recurso para que não nos falta. Afinal de contas, quem tem um país como o nosso na América Latina? Quem tem cinco bacias hidrográficas, quem pode falar em Floresta Amazônica, no Velho Chico, nós temos tudo isso", declarou.

O objetivo da iniciativa é ampliar a quantidade e a qualidade de água disponível para consumo e ao setor produtivo. "Esse programa lançado hoje demonstra a sinergia de diversos órgãos do governo federal, um esforço de projetos, verbas e ações com os estados para resolver essa questão do abastecimento hídrico no Brasil. É mais um avanço ambiental no nosso país", afirmou Salles.

sem autoplay