Topo

Covid: Manaus registra menor número de internações diárias desde novembro

Desde o início da pandemia, Manaus teve cerca de 340 mil casos de Covid-19 - Michael Dantas/AFP
Desde o início da pandemia, Manaus teve cerca de 340 mil casos de Covid-19 Imagem: Michael Dantas/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/03/2021 17h59

Manaus registrou, ontem, o menor número de internações diárias de pacientes com Covid-19 desde novembro de 2020. Conforme dados do boletim epidemiológico do FVS-AM (Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas), foram 19 pessoas hospitalizadas.

Esse é o índice mais baixo desde o dia 25 de novembro. Naquela data, a capital amazonense teve 16 novos registros de pessoas internadas com a doença. Neste ano, o dia com mais hospitalizações (254) foi 15 de janeiro.

Desde o início da pandemia, cerca de 340 mil casos da covid-19 foram confirmados e 12 mil pessoas foram vítimas fatais da doença no estado. O Amazonas foi o primeiro estado brasileiro que registrou uma alta pressão no sistema de saúde por conta da elevação de casos da Covid-19.

Após ampliar medidas de contenção, o estado vê resultados positivos no índice epidemiológico. Com a liberação dos recursos humanos e insumos, o estado passou a receber pacientes infectados de outros estados. Hoje, 18 pessoas foram transferidas do Acre e de Rondônia.

A medida integra a Operação Gratidão, em que o estado se dispôs a ajudar outras regiões do país que entraram em colapso.

Na sexta-feira (19), profissionais de saúde da SES-AM (Secretaria de Estado de Saúde) também foram enviados para Porto Velho, em Rondônia, para dar apoio aos pacientes da covid-19. Enquanto o Pará recebeu neste domingo (21) 200 cilindros de oxigênio abastecidos, doados pelo Amazonas.