Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa recebe pedido de uso emergencial para vacina da Janssen

Anvisa informa ter recebido pedido de uso emergencial da vacina da Janssen, fabricada pela Johnson & Johnson - iStock
Anvisa informa ter recebido pedido de uso emergencial da vacina da Janssen, fabricada pela Johnson & Johnson Imagem: iStock

Colaboração para o UOL, do Rio de Janeiro

24/03/2021 20h16

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informa ter recebido hoje (24) o pedido de uso emergencial da vacina da Janssen, fabricada pela Johnson & Johnson.

A autarquia afirma em seu site que iniciou a verificação da documentação encaminhada pela empresa norte-americana. A vantagem do imunizante é que sua aplicação se dá em dose única.

O prazo de sete dias úteis previsto para a análise da solicitação não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela agência dentro do processo.

Semana passada, o governo brasileiro assinou um contrato de US$ 95 milhões para aquisição de 38 milhões de doses da vacina. A expectativa é que as primeiras 16,9 milhões de doses sejam entregues no terceiro trimestre deste ano. O restante (21,1 milhões), no quarto trimestre.

Além da Janssen, a Anvisa também analisa o pedido da Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya. Na terça-feira (23), a autarquia se reuniu com a União Química, que vai fabricar o imunizante no país, para solicitar informações pendentes.

O acordo firmado com o Ministério da Saúde prevê a entrega de 10 milhões de doses até 30 de junho — 400 mil em abril, 2 milhões em maio e 7,6 milhões em junho.

Atualmente, só duas vacinas tem o uso emergencial aprovado no Brasil: Oxford/AstraZeneca, produzido no país pela Fiocruz, e Coronavac, fabricado pelo Instituto Butantan em parceira com o laboratório chinês Sinovac.

No mês passado, a Anvisa concedeu autorização de uso definitivo da vacina da farmacêutica Pfizer/BioNTech, além da Oxford.