Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo vai reservar segunda dose de vacina contra covid, diz secretário

Edson Aparecido disse querer a garantia de que quem receber a primeira dose também receberá a segunda  - Reprodução/Youtube/Câmara Municipal de São Paulo
Edson Aparecido disse querer a garantia de que quem receber a primeira dose também receberá a segunda Imagem: Reprodução/Youtube/Câmara Municipal de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

24/03/2021 11h16

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse ontem que a cidade vai reservar a segunda dose da vacina contra a covid-19.

No domingo (21), o Ministério da Saúde autorizou a utilização de todos os imunizantes, entregues para estados e municípios, para aplicação da primeira dose. Antes, o ministério recomendava que metade das vacinas fosse reservada para garantir a aplicação da segunda dose. Na prática, a decisão permite dobrar o número de pessoas vacinadas com a primeira dose.

"Nós não estamos adotando a estratégia de consumir a segunda dose da vacina. Não tenho segurança para isso. Então, nós só iniciamos a vacinação de um grupo se tiver a segunda dose. E não estamos usando a segunda dose para que ela seja primeira dose. A gente quer ter a garantia de que quem recebeu a primeira dose vai receber a segunda", disse Aparecido durante uma sessão virtual na Câmara Municipal de São Paulo.

Na segunda-feira, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que o estado irá seguir determinação anunciada pelo Ministério da Saúde para não reservar mais doses da vacina contra o coronavírus.

Durante a sessão, Aparecido disse ainda que a prefeitura negocia a compra de vacinas com quatro laboratórios. "Para dois deles fizemos um pedido inicial de intenção de compra", explicou ele.