Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa agenda para amanhã análise de pedidos da Janssen e Covaxin

Anvisa vai analisar pedidos para liberação de vacinas contra covid-19 - Adnan Abidi/Reuters
Anvisa vai analisar pedidos para liberação de vacinas contra covid-19 Imagem: Adnan Abidi/Reuters

Colaboração para o UOL

30/03/2021 19h10

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai realizar amanhã uma reunião pública extraordinária para avaliar os novos pedidos de vacinas contra covid-19. A Diretoria Colegiada vai decidir se libera o uso emergencial do imunizante da Janssen, e a solicitação do Ministério da Saúde para autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da vacina Covaxin.

Realizada por videoconferência, a reunião será transmitida ao vivo no canal da agência no YouTube. A reunião começa às 13h30.

Atualmente, dois imunizantes são produzidos e distribuídos à população no Brasil: a CoronaVac, no Instituto Butantan, e a Oxford/AstraZeneca, pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Já a vacina da Pfizer, que também tem o registro definitivo da Anvisa, ainda não foi disponibilizada.

Certificação

Hoje, a Janssen-Cilag Farmacêutica e a Inovat Indústria Farmacêutica/União Química, responsável pela produção da Sputnik V, obtiveram o certificado de boas práticas de fabricação da Anvisa. Já o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina contra a covid-19 Covaxin, teve a certificação recusada.