Topo

Localiza SUS: o que é a plataforma do governo federal e como usar

Divulgação
Imagem: Divulgação

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/03/2021 18h31

O Localiza SUS (Sistema Único de Saúde) é uma plataforma criada para centralizar todas as informações relacionadas à situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a população pode encontrar no site alguns dados sobre a ajuda oferecida aos estados e municípios e como está o cenário de transmissão da covid-19, por exemplo.

Na plataforma, é possível encontrar 12 painéis eletrônicos com informações de estratégia e análise sobre o coronavírus.

Um deles mostra o perfil de casos da doença por município, outro contém informações sobre recursos distribuídos aos estados, envio de testes, medicação, vacinação e outros dados importantes.

Na plataforma, é possível encontrar os seguintes painéis: e-SUS Analítico, Leitos, Covid-19, OpenDataSUS, Financeiro, RH, Respiradores, Medicamento, Testes, Vacinas, EPI e Execução Financeira.

A ideia do projeto, de acordo com o governo federal, é dar mais transparência sobre o cenário atual da pandemia no Brasil e ajudar no planejamento de ações de proteção e assistência à população.

Além disso, o painel interativo e os dados abertos fazem com que qualquer pessoa possa fazer o download dos dados e analisar a situação do Brasil no combate à doença. Ainda de acordo com o governo, as informações são atualizadas todos os dias. Acesse em https://localizasus.saude.gov.br/.