Topo

Paes: Número de mortes de idosos por covid-19 diminui com vacinação

Segundo Eduardo Paes (DEM), o número de mortes e internações por covid-19 de idosos diminuíram por causa da vacinação no município - Reprodução/Youtube
Segundo Eduardo Paes (DEM), o número de mortes e internações por covid-19 de idosos diminuíram por causa da vacinação no município Imagem: Reprodução/Youtube

Letícia Simionato

Colaboração para o UOL

30/03/2021 15h52

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), afirmou, na noite de ontem (29), em uma breve live no Instagram, que o número de mortes e internações por covid-19 de idosos diminuíram por causa da vacinação no município.

"Temos dados interessantes, um desses dados é da diminuição no número de internações e mortes em pessoas mais velhas, ou seja, a vacina já está surtindo efeito", disse Paes.

O UOL procurou a Secretaria de Saúde do município que afirmou que já foi possível perceber uma redução das internações neste público. No entanto, a secretaria não divulgou dados. "Todos esses dados estão sendo analisados pelo Centro de Operações de Emergência (COE Covid-19) e serão divulgados em breve," disse em nota.

Ocupação de UTIs na rede privada

A ocupação de UTIs na rede privada supera a da rede pública, chegando a 95%. De acordo com informações disponíveis no Painel Rio Covid, a cidade tem até hoje (30), 90% de ocupação nos leitos públicos disponíveis para uso.

Apesar de ter uma taxa de ocupação maior, o diretor da Aherj ( Associação de Hospitais do Rio de Janeiro), Graccho Alvim, afirma que é importante ressaltar que não há filas nos hospitais privados, enquanto nos hospitais públicos há pessoas esperando por leitos. Dados do Painel mostram que são 164 na fila, aguardando vagas, até o dia de hoje.

A cidade do Rio de Janeiro tem 1.335 internados, com 20.134 óbitos e 223.935 casos confirmados.