Topo

Brasil tem mais mortes por covid em 2021 que Reino Unido em toda pandemia

Cemitério em Manaus, em foto de janeiro - Reuters
Cemitério em Manaus, em foto de janeiro Imagem: Reuters

Carolina Marins

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 20h11

Em apenas 90 dias, mais pessoas morreram no Brasil em decorrência da covid-19 do que no Reino Unido em toda a pandemia. Somente hoje o país registrou 3.673 novos óbitos pela doença, contra apenas 51 dos britânicos. O Brasil já é o país que registra mais óbitos em 24 horas no mundo.

Segundo o site oficial do governo do Reino Unido 126.764 britânicos morreram pelo novo coronavírus desde janeiro de 2020, quando o primeiro caso foi reportado. O Brasil, no entanto, já registrou 130.583 entre o dia 1º de janeiro e 1º de abril. Ao todo, o Brasil tem 325.599 mortos pela covid-19, estando atrás apenas dos Estados Unidos no mundo.

O governo britânico começou a pandemia defendendo a chamada imunidade de rebanho. À época, defendiam que, caso se permitisse que a infecção se espalhasse rapidamente, a população desenvolveria anticorpos e, assim, a as curvas de diagnósticos e mortes entrariam em ritmo de queda mais rapidamente.

A medida foi muito criticada por especialistas de todo o mundo, sob o argumento de que isso levaria ao colapso do sistema de saúde e aumentaria o número de mortos.

O ponto de virada dessa política ocorreu há um ano, quando o próprio primeiro-ministro, Boris Johnson, contraiu a doença e precisou ser internado em abril de 2020. Desde então, ele passou a defender o isolamento social e decretou lockdowns bastante rigorosos.

Não à toa, o número de óbitos explodiu no início da pandemia e foi caindo até números muito baixos um pouco antes do fim do ano. Porém, com a detecção da primeira variante preocupante, com potencial de infecção 70% maior, o reino viu seus números crescerem novamente até que o governo decretou o terceiro lockdown em 4 de janeiro, após as festas de final de ano.

Temendo as variantes, o Reino Unido foi a primeira nação a começar a vacinar no mundo. No dia 8 de dezembro, começaram a ser aplicadas as primeiras doses da vacina da Pfizer/BioNTech.

A soma das estratégias de vacinação e lockdown foi o que permitiu ao Reino Unido chegar a números tão baixos de óbitos. Por duas vezes esse ano, a capital Londres registrou nenhuma nova morte em 24 horas.

Atualmente, o país já imunizou mais de 4 milhões de pessoas com as duas doses, cerca de 6% da população. É um ritmo considerado lento, mas que está acima dos registrados pela União Europeia e, principalmente, pelo Brasil.

Embora o Brasil tenha aplicado mais doses no total, proporcionalmente não há 3% de pessoas totalmente imunizadas no país. Com isso, o Brasil aparece em 48º no ranking da Universidade Johns Hopkins, enquanto o Reino Unido aparece em 22º.

Diferentemente do Reino Unido que parece estar se recuperando, o Brasil vive o seu pior momento em toda a pandemia. Somente no mês de março foram registradas mais de 66 mil mortes, o dobro do que foi registrado em julho, até então o mês mais mortal. Especialistas preveem que abril pode ser tão letal ou até mais que março.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na primeira versão deste texto, o Reino Unido decretou o terceiro lockdown em 4 de janeiro, após as festas de fim de ano e não durante. A informação foi corrigida.