Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula recebe 2ª dose de vacina e aconselha governo a 'ouvir a ciência'

Do UOL, em São Paulo

03/04/2021 10h09Atualizada em 04/04/2021 08h42

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a segunda dose de vacina contra covid-19 na manhã de hoje, em São Bernardo do Campo (SP), e aconselhou o governo federal a "ouvir a ciência" no combate à pandemia do novo coronavírus.

A transmissão do momento foi feita ao vivo pelo Twitter do petista, que passou de carro em dos postos de drive-thru da cidade da região do ABC, onde mora, para se imunizar. Ele foi imunizado com a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Lula recebeu a primeira dose no dia 13 de março, quando São Bernardo do Campo começou a vacinar pessoas com 75 e 76 anos de idade —o ex-presidente tem 75.

Em declaração ao lado do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, Lula aproveitou o momento para cobrar o governo federal em relação às ações contra a pandemia.

"Se eu pudesse dar um conselho a alguém, queria dizer aos membros do governo: vocês só tem que fazer uma coisa neste momento: primeiro, ouvir a ciência, ouvir aqueles que sabem como tratar isso, e cumprir as determinações, conversar com os governadores, prefeitos, porque essa luta é de todos. Não é do governo, não e só da oposição, não é só da classe médica. É de todos", disse.

Segundo Lula, o Brasil precisa intensificar três frentes neste momento para enfrentar o pior momento da pandemia: vacinação, auxílio emergencial e geração de empregos para o futuro. Atualmente, o país registra mais d 3 mil mortes diárias em média por causa da covid-19.

"É preciso 3 coisas para resolver problema da covid: vacina, que é imprescindível. Auxílio emergencial para garantir que as pessoas possam ficar em casa, um para trabalhador e outro para empreendedores. E gerar empregos para o povo (pensando no futuro). Sem essas não vamos a lugar nenhum", disse

Bolsonaro também pode se vacinar hoje

A vacinação da segunda dose de Lula ocorre em um dia de expectativa em relação a uma possível vacinação do atual presidente, Jair Bolsonaro. Hoje, o Distrito Federal inicia a vacinação da faixa etária de Bolsonaro, que tem 66 anos.

Ao UOL, a Secretaria de Comunicação da Presidência não confirmou se ele tomará ou não a vacina. Por falta de doses, o DF interrompeu a imunização no feriado, mas o lote de Bolsonaro estaria garantido junto ao Ministério da Saúde.

Desde que se voltou a ser elegível em razão de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), Lula intensificou o discurso de oposição a Bolsonaro e é apontado como potencial adversário do presidente nas eleições de 2022.

Ao tomar a primeira dose em março, Lula disse que "o presidente da República precisa parar de ser ignorante", em referência a declarações negacionistas de Bolsonaro em relação à pandemia.

Lula fala em cooperação internacional

Ao ser vacinado com a segunda dose, Lula disse que é importante manter os protocolos de distanciamento social e continuar tomando os cuidados de higienização. Ele ainda fez um pedido por uma cooperação internacional de combate à covid-19.

"Queria aproveitar esse dia da vacina e dizer que é preciso fazer uma verdadeira campanha para obrigar que os presidentes dos países mais importantes do mundos se reúnam para discutir como enfrentar essa guerra contra covid-19. Precisa produzir vacina para 7 bilhões de seres humanos. Depois, é preciso humanizar, não pode ser um bem do laboratório, de uma empresa, importante que seja um bem da humanidade. Por isso, países ricos têm que assumir responsabilidade em produzir e distribuir vacinas em quantidade", disse.