Topo

Esse conteúdo é antigo

Com mais 2 casos, MG investiga 132 suspeitas de reinfecção por covid-19

Estado tem apenas um caso confirmado de reinfecção por covid-19, registrado em Sabará, no ínicio do ano - Gledston Tavares/Framephoto/Estadão Conteúdo
Estado tem apenas um caso confirmado de reinfecção por covid-19, registrado em Sabará, no ínicio do ano Imagem: Gledston Tavares/Framephoto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/04/2021 12h40

O estado de Minas Gerais investiga mais dois casos suspeitos de reinfecção por covid-19. De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), de 6 de abril, agora são 132 casos suspeitos em investigação. O boletim da semana anterior, de 30 de março, apontava 130 casos. Ao todo, no estado foram 275 casos notificados, sendo dois descartados e um confirmado.

Com relação ao perfil casos notificados, 61% dos pacientes são do gênero feminino; 65% não informaram se têm comorbidades. Com relação à faixa etária, a maior parte (26,9%) dos casos são de pacientes com idade entre 30 a 39 anos.

Das cidades, a capital Belo Horizonte é a que apresenta o maior número de notificações, com 140, seguida por Montes Claros (21), Uberaba (12) e Contagem (10). Com relação aos casos em investigação, a capital também lidera, com 58.

O único caso confirmado de reinfecção de covid-19 no estado foi registrado em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. A reinfecção foi provocada pela linhagem B.1.2 em um médico de 29 anos. O paciente não tinha comorbidades ou imunodeficiências.

Em 140 situações notificadas os casos foram considerados como inconclusivos. Segundo a SES, isso significa que são suspeitas que não tiveram viabilidade técnica suficiente para que fosse feito o estudo de sequenciamento genômico e, portanto, comprovação do caso. Entre os motivos para a inviabilidade, podem ser por falhas na conservação do material, alíquota indisponível ou carga viral insuficiente.