Topo

Esse conteúdo é antigo

Duque de Caxias: Idosos enfrentam filas por vacina, mas 2ª dose é adiada

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

13/04/2021 11h34

Após enfrentarem chuva e chegarem de madrugada nos pontos de vacinação de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, idosos, que deveriam receber hoje a segunda dose do imunizante contra o coronavírus, foram pegos de surpresa e viram a vacinação ser cancelada por falta de doses em cima da hora.

Rebeca Ferraz, 21, levou a tia dela, com 69 anos, à Praça Olavo Bilac para receber a segunda dose da vacina. As duas chegaram no local às 5h20 e gravaram com o celular a fila imensa formada na região. Ela contou ao UOL que seguiu o calendário de vacinação divulgado pela Prefeitura de Duque de Caxias que previa a aplicação da segunda dose no dia de hoje - o que não ocorreu.

"Saímos de casa cedo, chegamos às 5h20, com esse tempo chuvoso, e já tinham outros idosos na frente, sem nenhuma informação. As vacinações em Duque de Caxias ocorrem em praças e hoje, nesses locais não tinha nenhum profissional, barraca, não tinha ninguém para informar que a vacinação foi cancelada. No papel [recebido durante a aplicação da primeira dose] estava constando [retorno] para o dia 13 e agora, simplesmente eles cancelaram e falaram que hoje vão vacinar apenas profissionais de saúde. Em cima da hora", contou a jovem.

Já o morador Carlos Augusto contou à reportagem que desde ontem procura pela segunda dose da vacina e, além de não encontrar um ponto de vacinação, não foi informado da ausência de remessas.

"Eu estive ontem na Praça do São Bento, passei por outro local e também não tinha vacinação da segunda dose. Deram só a primeira lá na Praça de Jardim Primavera. Infelizmente, a prefeitura fez esse descaso com os idosos que tomaram a primeira dose da vacina. Deixou todos esperando nos postos."

Ontem, Carlos Augusto acompanhou três idosos com comorbidades e disse que a prefeitura sequer fez um anúncio sobre a interrupção da vacinação. Hoje, antes de sair de casa, ele buscou informações no site e também pelo telefone da Central de Vacinação, mas não conseguiu uma orientação de como proceder.

Procurada, a Prefeitura de Duque de Caxias admitiu um erro na organização da vacinação e informou que os imunizantes não foram aplicados devido a um atraso na entrega de novas remessas pelo governo do estado. A distribuição das doses para as prefeituras ocorre normalmente às quintas e sextas-feiras. No entanto, segundo o governo municipal, o número de doses enviadas na semana passada foi reduzido e por isso a população não conseguiu se vacinar hoje.

Em nota, a prefeitura destacou que a logística de vacinação da primeira e segunda dose estão sendo reformuladas.

"A população pode ficar tranquila porque a segunda dose está garantida para todos que receberam a primeira dose no mês de março e início de abril. Conforme as novas remessas de vacinas cheguem ao município, a prefeitura divulgará a programação diária de vacinação através dos meios de comunicação oficiais da prefeitura e imprensa."